Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Tecnologia nas compras veio para ficar

Tecnologia nas compras veio para ficar

segunda, 05 de abril de 2021
Categoria

Pesquisa realizada pela Visa indica que, influenciados pela pandemia, consumidores estão confiando mais nas compras online e no pagamento digital

A pandemia não só impulsionou as compras online, como também incentivou o interesse dos consumidores no uso de novas tecnologias de pagamento digital. É isso que o “Visa COVID-19 Consumer Sentiment” mostra em um estudo sobre as tendências, preferências e comportamento dos clientes da América Latina e do Caribe.

De acordo com a pesquisa, atualmente, 83% dos participantes preferem fazer suas compras no supermercado, fator impulsionado pelo isolamento social. Outro ponto observado é o favoritismo do uso do cartão em comparação com o dinheiro. Enquanto 74% optam pelo cartão de débito, 53% utilizam o dinheiro.

A comparação com 2020 é bastante presente ao longo do estudo, afinal, é ela quem permite entender o que está mudando. Um exemplo disso é o consumo que cresceu 17%. Nos últimos três meses, 66% declararam estar gastando mais ou o mesmo, contra 49% em julho do ano passado.

Para as compras realizadas em estabelecimento comercial físico, 48% dos consumidores disseram ter usado o pagamento por aproximação, que pode ser feito por meio de cartões que possuem a tecnologia NFC, e também pelas carteiras digitais e pelos acessórios inteligentes. Em abril, o índice era de apenas 23%.

A pesquisa também mostra que o interesse pelo comércio eletrônico está aumentando e que essa tendência veio para ficar. Quase 50% das pessoas afirmaram comprar pela internet uma ou mais vezes durante o mês, e 71% declararam que planejam manter a atual frequência nas compras online.

A necessidade de comprar online, que começou no ano passado, além de aumentar o uso dos cartões de crédito e débito, também impactou no uso de outros meios de pagamentos digitais. Para 26% dos entrevistados, as carteiras digitais são o método mais seguro de pagar online, e, por isso, eles estão optando por esta prática cada vez mais.

Estamos passando por uma grande transformação na forma de consumir. Se antes a falta de confiança era o que impedia a aceitação de um novo modelo de compras online, o cenário para os próximos anos é bastante positivo. De 2019 para 2020, por exemplo, houve aumento de 130% na penetração dos pagamentos por aproximação.

O futuro é da tecnologia e não tem como fugir: 42% dos participantes pretendem realizar transações com criptomoedas, como Bitcoin e Litecoin. No total, 78% planejam utilizar novas formas de pagamento algum dia, e isso inclui compras por redes sociais, aplicativos de mensagem, biometria, internet das coisas, entre outras.

Divulgação