Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Tecnologia nas compras veio para ficar Tecnologia nas compras veio para ficar

Tecnologia nas compras veio para ficar

Monday, 05 de April de 2021
Categoria:

Pesquisa realizada pela Visa indica que, influenciados pela pandemia, consumidores estão confiando mais nas compras online e no pagamento digital

A pandemia não só impulsionou as compras online, como também incentivou o interesse dos consumidores no uso de novas tecnologias de pagamento digital. É isso que o “Visa COVID-19 Consumer Sentiment” mostra em um estudo sobre as tendências, preferências e comportamento dos clientes da América Latina e do Caribe.

De acordo com a pesquisa, atualmente, 83% dos participantes preferem fazer suas compras no supermercado, fator impulsionado pelo isolamento social. Outro ponto observado é o favoritismo do uso do cartão em comparação com o dinheiro. Enquanto 74% optam pelo cartão de débito, 53% utilizam o dinheiro.

A comparação com 2020 é bastante presente ao longo do estudo, afinal, é ela quem permite entender o que está mudando. Um exemplo disso é o consumo que cresceu 17%. Nos últimos três meses, 66% declararam estar gastando mais ou o mesmo, contra 49% em julho do ano passado.

Para as compras realizadas em estabelecimento comercial físico, 48% dos consumidores disseram ter usado o pagamento por aproximação, que pode ser feito por meio de cartões que possuem a tecnologia NFC, e também pelas carteiras digitais e pelos acessórios inteligentes. Em abril, o índice era de apenas 23%.

A pesquisa também mostra que o interesse pelo comércio eletrônico está aumentando e que essa tendência veio para ficar. Quase 50% das pessoas afirmaram comprar pela internet uma ou mais vezes durante o mês, e 71% declararam que planejam manter a atual frequência nas compras online.

A necessidade de comprar online, que começou no ano passado, além de aumentar o uso dos cartões de crédito e débito, também impactou no uso de outros meios de pagamentos digitais. Para 26% dos entrevistados, as carteiras digitais são o método mais seguro de pagar online, e, por isso, eles estão optando por esta prática cada vez mais.

Estamos passando por uma grande transformação na forma de consumir. Se antes a falta de confiança era o que impedia a aceitação de um novo modelo de compras online, o cenário para os próximos anos é bastante positivo. De 2019 para 2020, por exemplo, houve aumento de 130% na penetração dos pagamentos por aproximação.

O futuro é da tecnologia e não tem como fugir: 42% dos participantes pretendem realizar transações com criptomoedas, como Bitcoin e Litecoin. No total, 78% planejam utilizar novas formas de pagamento algum dia, e isso inclui compras por redes sociais, aplicativos de mensagem, biometria, internet das coisas, entre outras.

Divulgação