Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Laboratório busca parceiros na área de Cannabis para uso medicinal

Laboratório busca parceiros na área de Cannabis para uso medicinal

quarta, 03 de janeiro de 2024
Categoria

Encerra no dia 10 de janeiro o prazo para o envio de propostas para o chamamento público do Tecpar (Instituto de Tecnologia do Paraná) que seleciona parceiros interessados na transferência de tecnologia para a produção de fármacos à base de Cannabis com fins medicinais de uso humano. O edital está disponível AQUI, clicando no menu “Chamamento Público 001/2023”.

O Tecpar já tem acordo de cooperação firmado com três empresas do setor, que foram qualificadas no primeiro edital do segmento, lançado em 2022: a AuraPharma, VerdeMed e PucMed. Agora, o edital vigente visa selecionar novos parceiros para analisar junto ao mercado se houve atualizações tecnológicas no setor.

Atualmente, remédios à base de Cannabis para tratamento de doenças são oferecidos à população a partir da judicialização para obtenção de produtos importados, já que o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda não disponibiliza o medicamento.

Como laboratório público oficial, o Tecpar é um centro de referência de tecnologias estratégicas para o SUS e acompanha de perto as evoluções do debate sobre o uso de medicamentos e produtos à base de Cannabis para fins medicinais de uso humano.

Com este edital, o Tecpar busca atualizar as tecnologias disponíveis para que o Instituto esteja preparado para atender essa demanda da sociedade, com medicamentos com menor custo e de qualidade, contribuindo para a sustentabilidade tecnológica do País.

ETAPAS – O edital contempla três frentes, que podem ocorrer de formas simultâneas. Uma delas é a transferência e internalização de tecnologia para fabricação e comercialização de produto à base de Cannabis de acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 327/2019 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Esta resolução orienta sobre a concessão da Autorização Sanitária para a fabricação e a importação de produtos de Cannabis para fins medicinais, e estabelece requisitos para a sua comercialização, prescrição, a dispensação, o monitoramento e fiscalização.

A outra frente visa a transferência e internalização de tecnologia para registro de produto à base de Cannabis na Anvisa em nome do Tecpar, com preferência para epilepsia na sua indicação terapêutica. A terceira oportunidade está na atuação conjunta em projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), com detalhamento da concepção do projeto até as fases finais de produto e produção envolvendo o tema Cannabis para fins medicinais de uso humano.

Fonte: BONDE