Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Setembro Amarelo: mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio!

Setembro Amarelo: mês de valorização da vida e prevenção ao suicídio!

quarta, 09 de setembro de 2015
Categoria

Movimento mundial estimula a conscientização e prevenção ao suicídio; Em Londrina serão realizadas diversas palestras sobre o tema

Dia 10 de setembro é o Dia Internacional de Prevenção ao Suicídio – definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). E para referendar a data, será realizada uma ação chamada ‘Setembro Amarelo’, que visa conscientizar e prevenir as pessoas sobre o suicídio.

A ação visa esclarecer a população sobre um problema de saúde pública que ainda é considerado ‘tabu’ e que mata 1 brasileiro a cada 45 minutos.

Assim como o Setembro Rosa visa prevenir o câncer de mama e o Novembro Azul as doenças masculinas, o Setembro Amarelo é um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos!

A cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências difíceis de serem reparadas. Segundo Carlos Correia, voluntário do CVV, entidade que atua gratuitamente na prevenção do suicídio há 53 anos, “as pessoas que tentam suicídio pedem ajuda, mas, normalmente, não são compreendidas. Deixar de falar sobre o assunto só colabora para esse distanciamento social”, comenta. “O assunto suicídio deveria fazer parte, de forma muito natural, da roda de amigos, nas escolas, casas religiosas e dentro das casas”, complementa.

O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pelo IASP – Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.

No Brasil, uma das instituições que está trabalhando pela causa neste ano é o CVV. Os 70 endereços do CVV em todo o país vão colocar uma faixa amarela na sua fachada, e seus voluntários buscam o apoio de municípios, estados e da federação para iluminar ou identificar monumentos e prédios públicos durante todo o mês de setembro.


Setembro amarelo em Londrina – Mês de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio

Em Londrina, a semana de valorização da vida – com foco na conscientização e Prevenção ao Suicídio – ocorre de 22 a 24 de setembro de 2015. Serão realizadas diversas palestras por especialistas e voluntários do CVV, no auditório do Senac (Rua Raposo Tavares, 894, centro), em Londrina/PR.

No dia 22 de setembro (terça-feira), a semana começa com uma palestra sobre a “História do CVV”, contada pela voluntária Lucília, que há 35 anos atende pessoas em situação de risco emocional. Em seguida, o psicólogo Fernando Zanluchi fala sobre “Depressão na infância e adolescência”.

No dia 23 de setembro, a voluntária Mariele começa falando sobre o “Trabalho voluntário realizado pelo CVV”, e em seguida, o psiquiatra Eduardo Prado fala sobre “Depressão em adultos”.

Encerrando a semana de valorização da vida em Londrina, no dia 24 de setembro, a voluntária Márcia fala sobre “O voluntário do CVV”. Em seguida, para encerrar o ciclo de palestras, o geriatra Marcos Cabrera fala sobre “Depressão na Terceira Idade”.

Todas as palestras são gratuitas e começam pontualmente às 19h30.

Realização: CVV

Apoio: Senac, Sanepar, Supera – Ginástica para o Cérebro, B2 Work, Thilean Etiquetas, Instituto grpcom e Jornal de Londrina.

Sobre o CVV

O CVV – Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. Os mais de um milhão de atendimentos anuais são realizados por 2.200 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 70 postos de atendimento) ou pelo site www.cvv.org.br via chat, VoIP (Skype) e e-mail.

Outras informações também podem ser obtidas na página do CVV no Facebook: www.facebook.com/cvv141

Divulgação

Mais detalhes:

Setembro Amarelo em Londrina: mês de valorização da vida! Quando: de 22 a 24 de setembro de 2015, às 19h30 Onde: Auditório do Senac (Rua Raposo Tavares, 894, centro), em Londrina/PR. Participação gratuita Programação: Dia 22 de setembro (terça-feira): palestra sobre a ?História do CVV?, com voluntária Lucília e palestra sobre ?Depressão na infância e adolescência?, com o psicólogo Fernando Zanluchi; Dia 23 de setembro (quarta-feira): palestra sobre o ?Trabalho voluntário realizado pelo CVV?, voluntária Mariele e palestra sobre ?Depressão em adultos?, com o psiquiatra Eduardo Prado; Dia 24 de setembro (quinta-feira): palestra sobre ?O voluntário do CVV?, com a voluntária Márcia e palestra sobre ?Depressão na Terceira Idade?, com o geriatra Marcos Cabrera.