Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Sesc PR celebra 76 anos transformando gerações no Paraná

Sesc PR celebra 76 anos transformando gerações no Paraná

quarta, 10 de janeiro de 2024

O Sesc completa nesta quarta-feira (10) 76 anos de história no Paraná, reiterando seu compromisso contínuo com a justiça social, preceito fundamental desde a sua fundação, em 1948, pelos empresários do comércio.

O Sesc PR dedica-se em promover soluções que visam aprimorar a qualidade de vida e o bem-estar não apenas dos mais de 1,93 milhão de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, mas também de seus familiares e de toda a população paranaense. A instituição coopera ativamente com a sociedade, desempenhando um papel significativo na busca pela igualdade social.

Com 45 unidades de serviços estrategicamente distribuídas em todas as regiões do estado, além de seis unidades móveis, o Sesc PR realiza projetos e serviços nas áreas cruciais de educação, cultura, lazer, esportes, saúde e assistência social. No ano passado, cada município do Paraná foi beneficiado por pelo menos uma dessas ações.

O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, destaca os recordes alcançados pelo Sesc no último ano em vários de seus programas, impactando positivamente milhões de paranaenses. Ele ressalta a colaboração fundamental de empresas e entidades visionárias e solidárias que tornaram possível a realização dessas iniciativas. “Neste aniversário, celebramos não apenas o passado, mas também o compromisso renovado do Sesc PR em ser um agente transformador na promoção do bem-estar e da justiça social em toda a região”, pontua.

Para o diretor regional do Sesc PR, Emerson Sextos, o Sesc PR tem sido responsável, ao longo destas sete décadas e meia, de inúmeras contribuições e transformações sociais. “Nossa instituição tem um importante papel em nosso estado, resgatando e honrando nosso patrimônio cultural, nosso povo, promovendo ações que mobilizam inúmeras de pessoas em favor e em cuidado dos paranaenses, atuamos em diferente áreas buscando sempre o bem-estar e a qualidade de vida do trabalhador do comércio de bens, serviços e turismo”.

Vida no Sesc

Ex-aluno do Colégio Sesc São José, formado na instituição em 2018, Luis Felipe Vieira conta que o apoio do colégio e a bolsa de estudos que recebeu foram fundamentais em sua trajetória acadêmica. “Esse suporte contribuiu diretamente para a minha jornada acadêmica. A experiência no curso técnico em Assistente Administrativo foi um impulso para minha decisão de seguir na área de Ciências Sociais Aplicadas, resultando na conclusão do bacharelado em Ciências Econômicas. Atualmente estou no mestrado em Desenvolvimento Econômico e almejo retribuir à sociedade um pouco do que recebi, honrando os ensinamentos dos excelentes professores, cujo impacto transcende as paredes da sala de aula”.

Prestes a se formar em Medicina pela PUCPR, Maiara Raissa dos Santos, também é ex-aluna do Colégio Sesc São José e recorda como a educação foi fundamental para as conquistas em sua vida. “Poderei realizar meu sonho de me formar em Medicina, sonho que só se tornou possível graças à base sólida que o Sesc me proporcionou. O colégio ofereceu muito a todos nós e, por experiência própria, sei que está sempre de portas abertas aos antigos alunos. Receber um ensino de qualidade, com cursos extracurriculares e um curso técnico é um enorme privilégio. Este colégio me permitiu sonhar com o que antes parecia impossível”.

Responsável por realizar o show de encerramento das comemorações do último aniversário do Sesc PR, no Teatro Guaíra, em Curitiba, o músico e compositor Renato Teixeira salientou a importância do trabalho que a instituição realiza. “O Brasil precisa prestar atenção para entender o que significa o Sesc na nossa vida cultural, é de uma generosidade, de uma elegância. Eu posso falar aqui horas sobre as virtudes do Sesc, é a grande instituição brasileira a serviço da nossa cultura”, ressaltou.

Atividades

No Sesc PR, a educação transcende limites, permeia cada uma de suas ações, estendendo-se para além das salas de aula e, desde 2023, ampliou sua oferta educacional, abrangendo todos os segmentos e modalidades da Educação Básica – como Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) –, além dos projetos de Educação Complementar, enriquecendo ainda mais a experiência educativa. Desperta o conhecimento, a curiosidade e o entusiasmo do seu público em relação à tecnologia e à inovação, com cursos e oficinas de inclusão digital, ações educativas no contraturno escolar, aulas complementares de idiomas e formação continuada para professores.

Na área cultural, promove a democratização do acesso a diferentes linguagens artísticas, o intercâmbio e produção cultural por meio de festivais, mostras e projetos. Muitas das atrações culturais do Sesc PR são gratuitas e chegam a locais que geralmente não recebem circuitos comerciais. O Sesc propicia a educação para o movimento e o desenvolvimento físico-esportivo através de uma aprendizagem prazerosa, a inclusão social, oferece diversas modalidades esportivas e atividades físicas como forma de lazer para uma vida mais saudável.

Para cumprir sua missão de realizar ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social dos trabalhadores dos trabalhadores, seus familiares e comunidade, oferta ações de educação em saúde, nutrição, saúde bucal e conscientização em saúde.

A promoção da cidadania a pessoas sem acesso aos serviços básicos de garantia dos direitos fundamentais e a solidariedade são o foco de programas, campanhas e ações que o  Sesc realiza no estado apoiado por diversos parceiros, e a cada ano mais pessoas juntam-se para fazer a diferença.

No site do Sesc PR (www.sescpr.com.br) é possível ter acesso à programação, às campanhas e às atividades regulares das unidades em todo o estado. Sempre tem um Sesc perto de você!

Fonte: Divulgação