
Programe-se para as atividades culturais do Sesc Cadeião!
Maratona Fellini – A Doce Vida Confira o que o Sesc Cadeião Cultural preparou de...
O Sesc Cadeião Cultural promove, nesta semana, uma programação especial para a Semana da Mulher, dos dias 7 a 12 de março.
No dia 7 de março, às 19h30, haverá um bate-papo com o tema “Relação de Gênero e Violência Contra a Mulher”, com Lisnéia Rampozzo, psicóloga da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres – Casa da Mulher. Nele, a palestrante convida a refletir sobre a temática gênero, compreendendo o processo de construção social que determina as relações de hierarquia e desigualdades entre os gêneros masculino e feminino. Essas desigualdades sócio – culturais existentes nas relações de gênero repercutem na vida publica e privada, impondo papéis sociais diferenciados, criando situações de dominação masculina e submissão feminina. Nesta perspectiva, muitas mulheres sofrem todo tipo de violação e discriminação, dentre elas a violência conjugal. A participação é gratuita.
Já nos dias 8 a 12 de março será realizado o Cine Sesc, projeto que possibilita o acesso do público londrinense a grandes filmes da cinematografia brasileira e mundial, sempre priorizando produções que não encontram espaço no meio comercial tradicional de distribuição e exibição, além de fomentar e evidenciar as produções locais onde o projeto está inserido.
Duas importantes produções cinematográficas ficarão em cartaz nesta semana, destacando a personalidade de mulheres empoderadas e que marcaram a história da nossa cidade e do Brasil. A programação do CineSesc é inteiramente gratuita e os ingressos podem ser retiradas a partir de 1h de antecedência de cada sessão.
Veja a programação:
Dona Vilma | Documentário | Dir. Vanessa Santos de Oliveira | 26min. | Londrina-2016 | Livre
O documentário conta a história de Vilma Santos de Oliveira, também conhecida como Yá Mukumby, passando por sua trajetória pessoal, política e religiosa, com destaque para sua participação na instauração do processo de cotas na Universidade Estadual de Londrina. A direção é de Vanessa Santos de Oliveira, filha de Dona Vilma. O curta foi produzido ao longo de aproximadamente dois anos. As entrevistas foram gravadas no segundo semestre de 2015 e a edição e a busca por materiais de arquivo consumiu quase todo o ano de 2016. A primeira exibição do documentário aconteceu em 2016, no Dia da Consciência Negra, como parte da programação da 18ª Edição do Festival Kinoarte de Cinema, em Londrina.
De 08 a 10 de março, sempre às 20h | No dia 08, após a sessão, haverá bate-papo com a diretora e filha de Dona Vilma, Vanessa Santos de Oliveira.
Poeira & Batom | Documentário | Dir. Tânia Fontenele | 59min. | Brasília-2016 | 12 Anos
Filme documentário que reúne o depoimento de 50 mulheres que participaram da construção de Brasília. O documentário Poeira & Batom apresenta a saga da construção de Brasília contada por 50 mulheres que chegaram entre 1956 e 1960 e participaram ativamente na construção da recém-anunciada capital do Brasil. Uma nova e feminina forma de recuperar a história dos primórdios de Brasília. Tempos de poeira e muito entusiasmo que contribuíram para o sonho de JK, Niemeyer e Lucio Costa.
11 e 12 de março, sempre às 16h.
Fonte: Divulgação