Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Sesc divulga programação especial da Semana da Mulher

Sesc divulga programação especial da Semana da Mulher

segunda, 06 de março de 2017
Categoria: noticia

Bate papo sobre relação de gênero e exibição de filmes marcam a semana

O Sesc Cadeião Cultural promove, nesta semana, uma programação especial para a Semana da Mulher, dos dias 7 a 12 de março.

No dia 7 de março, às 19h30, haverá um bate-papo com o tema “Relação de Gênero e Violência Contra a Mulher”, com Lisnéia Rampozzo, psicóloga da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres – Casa da Mulher. Nele, a palestrante convida a refletir sobre a temática gênero, compreendendo o processo de construção social que determina as relações de hierarquia e desigualdades entre os gêneros masculino e feminino. Essas desigualdades sócio – culturais existentes nas relações de gênero repercutem na vida publica e privada, impondo papéis sociais diferenciados, criando situações de dominação masculina e submissão feminina. Nesta perspectiva, muitas mulheres sofrem todo tipo de violação e discriminação, dentre elas a violência conjugal. A participação é gratuita.

Sesc divulga programação especial da Semana da Mulher - LondrinaTur

Já nos dias 8 a 12 de março será realizado o Cine Sesc, projeto que possibilita o acesso do público londrinense a grandes filmes da cinematografia brasileira e mundial, sempre priorizando produções que não encontram espaço no meio comercial tradicional de distribuição e exibição, além de fomentar e evidenciar as produções locais onde o projeto está inserido.

Duas importantes produções cinematográficas ficarão em cartaz nesta semana, destacando a personalidade de mulheres empoderadas e que marcaram a história da nossa cidade e do Brasil. A programação do CineSesc é inteiramente gratuita e os ingressos podem ser retiradas a partir de 1h de antecedência de cada sessão.

Veja a programação:

Dona Vilma | Documentário | Dir. Vanessa Santos de Oliveira | 26min. | Londrina-2016 | Livre

O documentário conta a história de Vilma Santos de Oliveira, também conhecida como Yá Mukumby, passando por sua trajetória pessoal, política e religiosa, com destaque para sua participação na instauração do processo de cotas na Universidade Estadual de Londrina. A direção é de Vanessa Santos de Oliveira, filha de Dona Vilma. O curta foi produzido ao longo de aproximadamente dois anos. As entrevistas foram gravadas no segundo semestre de 2015 e a edição e a busca por materiais de arquivo consumiu quase todo o ano de 2016. A primeira exibição do documentário aconteceu em 2016, no Dia da Consciência Negra, como parte da programação da 18ª Edição do Festival Kinoarte de Cinema, em Londrina.

Sesc divulga programação especial da Semana da Mulher - LondrinaTur

De 08 a 10 de março, sempre às 20h | No dia 08, após a sessão, haverá bate-papo com a diretora e filha de Dona Vilma, Vanessa Santos de Oliveira.

Poeira & Batom | Documentário | Dir. Tânia Fontenele | 59min. | Brasília-2016 | 12 Anos

Filme documentário que reúne o depoimento de 50 mulheres que participaram da construção de Brasília. O documentário Poeira & Batom apresenta a saga da construção de Brasília contada por 50 mulheres que chegaram entre 1956 e 1960 e participaram ativamente na construção da recém-anunciada capital do Brasil. Uma nova e feminina forma de recuperar a história dos primórdios de Brasília. Tempos de poeira e muito entusiasmo que contribuíram para o sonho de JK, Niemeyer e Lucio Costa.

Sesc divulga programação especial da Semana da Mulher - LondrinaTur

11 e 12 de março, sempre às 16h.

Fonte: Divulgação