Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Café com Quê?: Eros e Thanatos – Um passeio sobre o amor e a morte na poesia brasileira, com Ricardo Augusto de Lima

Café com Quê?: Eros e Thanatos – Um passeio sobre o amor e a morte na poesia brasileira, com Ricardo Augusto de Lima

segunda, 01 de abril de 2024

Professor Ricardo Augusto de Lima

O professor Ricardo Augusto de Lima traz a palestra Eros e Thanatos – Um passeio sobre o amor e a morte na poesia brasileira.

Ao se apropriar de Eros e Thanatos, o psicanalista Sigmund Freud se apropria também desses dois símbolos cuja atração humana sempre provocaram: o desejo erótico e ao fascínio pela morte, pulsões que coexistem no mesmo sujeito, eterna tensão entre elas. Para o médico austríaco, são essas as duas pulsões psíquicas de qualquer ser humano.

Paradoxais e contraditórias, essas duas forças sempre estiveram presentes no fazer poético, fazendo-se mais ou menos frequente de acordo com cada época histórica e contexto estético. Vamos pensar sobre como o amor e a morte correspondem às contradições da própria poesia: tem necessidade do outro ao mesmo tempo em que visa ao isolamento. O objetivo aqui é refletir, por meio da palavra poética, sobre amor e morte, além de reafirmar a atemporalidade de todo texto literário.

E a fim de elucidar mais sobre o tema, sobre esses dois símbolos e forças tão basilares na constituição de nossa subjetividade, este encontro vai nos apresentar como as questões aparecem entrelaçadas na literatura brasileira e suas diferentes escolas literárias, enfatizando momentos em que a relação se estreitou.

__________

Ricardo Augusto de Lima é doutor em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (com período sanduíche na Universitat de Barcelona) e pós-doutorado em Literatura sobre a dramaturgia autoficcional de Sergio Blanco. É professor adjunto do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias na Universidade Estadual de Maringá. Tem interesse, enquanto pesquisador, principalmente por estudos em torno da literatura contemporânea e dramaturgias moderna e contemporânea, das escritas de si, do eu e do corpo (autobiografia, autoficção, biografia etc.), intertextualidade e metateatro, com inclinação às representações da memória, do vazio, do erótico, da morte e da condição humana.

Atua na área editorial de livros didáticos desde 2005 para Ensinos Fundamentais I e II como redator, autor, revisor, leitor técnico-crítico e editor. Possui poemas e contos publicados em coletâneas e livros didáticos, além das obras “Histórias bem-contadas: contos da tradição popular brasileira”, “O príncipe atrasado: uma paródia teatral dos contos de fadas” e “Nove lendas urbanas aterrorizantes”, todos eles aprovados no Programa Nacional do Livro didático (PNLD/2020), e o romance Trinta e Três (editora Patuá, 2022), assinando como Ricardo Dalai.

O edital do Café com quê? edição 2024 está aberto para inscrições. Para saber mais clique aqui.

Serviço:
DATA E HORÁRIO: 06/04/2024 | 16h às 18h
LOCAL: Sesc Londrina Cadeião
ENDEREÇO: Rua Sergipe, 52
SESC LONDRINA CADEIÃO (43) 3572-7700

Divulgação