Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Sesc Cadeião recebe o filósofo Vladimir Safatle

Sesc Cadeião recebe o filósofo Vladimir Safatle

terça, 11 de dezembro de 2018

Palestra faz parte do circuito de encerramento Café Com Quê e debate os sentidos da liberdade, música e negritude

Entre os dias 11 e 13 de Dezembro, o Sesc Cadeião Cultural realiza um circuito de palestras que marcam o encerramento da edição 2018 do projeto Café Com Quê. O circuito “Conversas da liberdade” traz o músico londrinense André Siqueira, a designer Lariane Casagrande e o filósofo chileno-brasileiro Vladimir Safatle que debatem, em perspectivas diversas, o que é e o que pode ser a liberdade. Sob os pontos de vista das artes, das relações sociais e da filosofia, os debates acontecem sempre às 19h30, na galeria de artes do Cadeião. A participação é gratuita.

Sesc Cadeião recebe o filósofo Vladimir Safatle

Foto: Divulgação

Programação

O primeiro bate-papo do circuito acontece já no dia 11, terça-feira, e é guiado pelo músico e professor da UEL, André Siqueira. “No mundo da música”, tema da conversa, aborda a música como ponte para a compreensão do mundo e do tempo, considerando que a música do mundo revela aspectos estruturais, estéticos e sociais que nos permitem compreender outros povos, além da nossa própria época e história. A conversa, portanto, levanta a possibilidade de reaprender a ouvir música, estabelecendo uma nova relação criativa com o produto musical, na contramão do domínio do mercado.

A programação continua no dia 12, quando a designer, ilustradora e pesquisadora Lariane Casagrande apresenta “As Imagens e os Avessos das imagens da mulher negra”. A questão central do debate é o fenômeno de aceitação e da não-aceitação da mulher negra na sociedade, com atenção aos processos social e histórico que formam a relação com a mulher negra no Brasil. Lariane discute especialmente as questões de identidade, beleza e consumo, considerando as intersecções entre sexo e raça e as representações da mulher negra na mídia.

Os paradoxos da liberdade

Por fim, no dia 13, o Sesc Cadeião recebe o importante filósofo e professor Vladimir Safatle, que encerra a programação do ano com o debate “Os Paradoxos da liberdade”. Entre a psicanálise, a filosofia e a história, Safatle traz para o encontro a questão emergente da liberdade em nosso tempo. Ponteira na crítica às nossas formas de vida, a noção de liberdade carrega, ela mesma, os seus pontos de tensão. Diante da reformulação da noção de autonomia, da avalanche de consumo e informação, dos avanços do trabalho sobre a vida do indivíduo e da própria reorganização da vida contemporânea, em que se transformou essa ideia de liberdade? É possível, ainda, ser livre?

Vladimir Safatle é Professor Livre Docente do departamento de filosofia da Universidade de São Paulo. Autor de “O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo” (2015), “Grande hotel abismo: por uma reconstrução da teoria do reconhecimento” (2012), entre outros, ainda é colunista do jornal Folha de São Paulo, da revista Cult, além de contribuir com a editora Boitempo.

Sobre o projeto

O Café Com Quê é um projeto do Sesc Cadeião dedicado a promoção de debates, bate-papos e palestras. Durante o ano de 2018, o projeto realizou mais de 25 debates em temas diversos, com figuras do âmbito local e nacional, discutindo literatura, artes, filosofia, cinema, educação, entre outros temas.

A proposta deste encerramento é dar ao público londrinense mais uma amostra do que é o Café Com Quê, um projeto de debates diversos, gratuitos, que exibem tanto aquilo que se produz em Londrina, quando os grandes temas em discussão ao redor do país.

Essas e outras informações estão disponíveis em https://www.sescpr.com.br/unidades/sesc-londrina-cadeiao/

Fonte: Divulgação