Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Atividades animam  Semana da Família em escolas municipais

Atividades animam Semana da Família em escolas municipais

sexta, 16 de agosto de 2019

Durante o mês de agosto, diversas escolas da rede municipal de ensino realizam atividades voltadas para a comemoração da Semana da Família, uma orientação da Secretaria Municipal de Educação (SME) para as unidades escolares de Londrina.

Segundo a gerente de Formação Continuada da SME, Viviane Barbosa Perez, este evento possui o objetivo de promover atividades de interação com intuito de estimular a participação da família nas escolas. “A Semana da Família é planejada de acordo com as especificidades de cada realidade.  Ocorrem ações diversas, algumas unidades escolares optam em organizar atividades durante toda a semana, outras, em dias específicos com culminâncias, palestras ou mostras culturais para as famílias. Elas tem autonomia para organizar esses eventos com as famílias, sempre com a intenção de  estimulá-las a estarem presentes nos diferentes momentos da rotina escolar. Essas ações promovem o desenvolvimento da cultura de participação, levando-as a perceberem a importância que têm no acompanhamento da vida escolar de seus filhos, explicou.

Foto: Ilustrativa

Ainda de acordo com a gerente, a Semana da Família é uma ação que já está integrada à agenda curricular das escolas. “Há muitos anos temos essa semana instituída no calendário escolar, normalmente no mês de agosto. Frisamos que a presença e participação das famílias deve acontecer permanentemente no ambiente escolar, pois acreditamos que essa parceria entre família e escola é fundamental para o sucesso da trajetória escolar dos alunos.  Não podemos nos furtar de falar que pais presentes no contexto escolar são essenciais na aprendizagem de seus filhos. Contudo, o fato de instituirmos uma semana no ano, especificamente para isso, é interessante, uma vez que as famílias já se preparam para algo diferente”, frisou.

Nina Gardemann – A Escola Municipal Nina Gardemann irá preparar, neste sábado (17), das 14h30 às 17h, diversas atividades referentes ao dia da Semana da Família. O evento, que será aberto à comunidade tem como objetivo promover uma maior integração entre pais, alunos e escola. Nesta oportunidade o tema principal será sustentabilidade. A Escola fica na Rua Dragen Feld, 73, no Jardim Tókio.

A programação conta com variadas atrações para os participantes. Na abertura, alunos de 3º e 4º ano irão aproveitar para apresentar o projeto musical “Um Canto em Cada Canto”, que ocorre há 18 anos em todas as escolas municipais de Londrina e é trabalhado uma vez por semana na unidade. Será realizada, também, uma oficina de pintura para pais e alunos.

Empresas de ramos distintos, como a Copel, a E-Eletro, o Ita Resíduos, a Farmácia Vale Verde, a Ótica Diniz, a Unifil, o Instituto Federal e a Academia Madureira são parceiras neste evento e irão preparar stands com atividades focadas, majoritariamente, em sustentabilidade e saúde.

Espaço kids – O evento também contará com um “Espaço Kids” que disponibilizará contação de histórias, tablets com óculos de realidade virtual aumentada para as crianças. Haverá ainda cama elástica, pipoca e algodão doce, disponibilizados pela Polícia Militar (PM).

Ações sociais – Haverá ainda, além de todo entretenimento, ações sociais promovidas tanto pela escola quanto por empresas colaboradoras. Destacam-se a orientação jurídica proporcionada por advogados da OAB-Londrina e os cortes de cabelo masculino realizados por barbeiros do Instituto de Aperfeiçoamento Profissional e Cultural de Londrina (IAPEC).

Trocas – Mais uma ação social promovida pela Escola serão as trocas de uniformes, livros e brinquedos, em bom estado, que os participantes poderão realizar no dia.

Econina – De acordo com a gestora da unidade, Tânia Maria Terra Machado, a confraternização vai ao encontro de um projeto que teve início neste semestre na Escola, o Econina. “O trabalho foi lançado no dia 31 de julho. Ele envolve ações nas áreas ambientais, sociais e econômicas, com o objetivo de ensinar os alunos a terem ações conscientes nesses campos e tentar passar a visão de um mundo melhor. Vamos utilizar o Dia da Família para promover esta iniciativa”, contou.

A Escola Municipal Nina Gardemann conta, ao todo, com 250 alunos, divididos em 12 turmas do P5 ao quinto ano, além de um EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Nair Auzi Cordeiro – A Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro realizará, no próximo sábado (17), a “Rua de Recreio para a família”, atividade voltada para a Semana da Família. A ação será na própria unidade, localizada na Rua Augusto Ballalai, 33, no Conjunto Milton Gavetti.

Nesta semana, a escola já vem trabalhando a importância da família, tema que culminará no evento de sábado. A atividade será dividida em dois momentos, pela manhã, das 8h30 às 11h30, será realizado um café da manhã e atividades físicas para familiares e alunos do P5, 2º, 3º E 5º ano. Já na parte da tarde, das 13h30 às 15h30, haverá um café da tarde e atividades físicas voltadas aos familiares e alunos do P5, 1º e 4º ano.

Entre as atividades organizadas pelas professoras, estão: jogo cooperativo, transporte humano, dança da laranja, morador casa terremoto e agulha bambolê de mãos dadas.

A gestora da escola, Eleucineia Alicio de Lima, pensa no evento com uma ampla ação de integração. “Este tipo de atividade visa aproximar a família, o estudante e a escola, além de valorizar a própria família”, salientou.

A Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro, conta com 13 turmas de P5 ao 5º ano, totalizando 300 alunos.

Miguel Bespalhok – Na Escola Municipal Miguel Bespalhok o Dia da Família será comemorado com uma festa para pais e alunos também no sábado (17). O evento ocorrerá em dois períodos: matutino, das 9h às 11h, e vespertino, das 14h às 16h. A ideia é realizar diversas atividades, nas salas de aula, com intuito de promover uma integração entre a comunidade escolar. A unidade escolar fica na Rua Bartira, 55, no Conjunto Habitacional Antares.

Dentre as ações se destacam: confecção de brinquedos que não são mais feitos atualmente; sala de massagem; pintura com tinta guache; montagem de um painel que será exposto na escola; jogos; e sala de leitura.

Além das atividades será oferecido um “chazinho” e pipoca para os participantes. “A ideia é fazer uma interação das famílias com as crianças, mostrar um pouco do que os alunos vivenciam na escola e oportunizar atividades que eles não têm no dia a dia. Queremos construir uma integração entre as próprias famílias também. Esses são, realmente, os principais objetivos”, contou a gestora da unidade, Cristiane Ciquini Tutida.

A Escola Municipal Miguel Bespalhok possui, atualmente, 600 alunos divididos em 24 turmas do P5 ao quinto ano.

Fonte: Prefeitura de Londrina