Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya

Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya

quarta, 01 de novembro de 2023
Categoria

Os eventos serão realizados na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, de 4 a 10 de novembro; haverá exposição de desenhos, workshop e contação de história

A Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya terá programação diversificada de 4 a 10 de novembro. Os eventos serão realizados na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza, na Avenida Rio de Janeiro, 413, com o objetivo de fortalecer a parceria entre as cidades-irmãs. As ações serão realizadas pela Secretaria Municipal de Governo, em parceria com as secretarias municipais de Cultura e de Educação.

Londrina e Nishinomiya são Cidades Irmãs desde 1976 e, desde então, esta relação proporcionou diversas ações em conjunto. As ações são pautadas pela Lei Municipal nº 13.006 de 2020, que instituiu no calendário de comemorações oficiais do Município a Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya.

Para a coordenadora de Programa e Projetos da Secretaria Municipal de Governo, Cláudia Prazeres, comemorar esta relação é importante para intensificar o intercâmbio cultural, educacional e incentivar novas possibilidades, como as econômicas e comerciais. “Estamos muito felizes com as atividades a serem realizadas durante as comemorações, pois é uma forma de apresentarmos um pouco mais a nossa irmã Nishinomiya para a comunidade londrinense”, afirmou.

Segundo a coordenadora, deste 2020 é realizada Semana da Irmandade Londrina-Nishinomiya. Este ano, o evento trará uma exposição com 25 desenhos feitos pelas crianças da cidade japonesa, a fim de que comunidade londrinense conheça um pouco mais sobre a cidade irmã. Estes desenhos foram exibidos na tradicional exposição “Unesco World Children’s Art Exhibition”, promovida pela Unesco, de 21 a 26 março, na cidade de Nishinomiya.

Anualmente, as crianças de Nishinomiya fazem desenhos especialmente para as crianças de Londrina, gesto que é retribuído pelas crianças londrinenses. Neste ano, esta atividade será ainda mais especial, pois os desenhos serão confeccionados durante um workshop com o artista plástico Carlos Kubo, sob o tema “Aves Brasileiras”. A oficina acontecerá no dia 11 de novembro, as 14h às 17h, na Biblioteca Pública Municipal Pedro Viriato Parigot de Souza. Além disso, dentro da programação da Semana haverá, também, contação história e oficina de origami.

Para a diretora de Bibliotecas da Secretaria Municipal de Cultura, Leda Maria Araújo, esta parceria entre o Brasil e o Japão, por meio de Londrina e Nishinomiya, gera oportunidades por meio do intercâmbio de acesso à cultura de ambos países. “Isso traz enriquecimento e conhecimento para aqueles que participam da semana. Acho fundamental e importante, porque acreditamos que o trabalho em rede, cooperativo, com outras instituições, acrescenta muito ao trabalho realizado no dia a dia. E essa exposição é bem importante para nós, porque traz esta cooperação, este trabalho em rede”, ressaltou.

Araújo convidou os londrinenses para irem até a Biblioteca prestigiarem esta exposição e terem acesso a esta cultura e às artes feitas pelas crianças. “A biblioteca é um espaço de disseminação, mediação, de guarda dos registros do conhecimento, assim como também é um espaço de desenvolvimento e intercâmbio cultural, de troca, de partilha, um ambiente onde as pessoas devem ter acesso às diversas linguagens artísticas”, frisou.

Confira a programação aqui.

Fonte: N.Com