Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica se apresenta em Londrina

Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica se apresenta em Londrina

Wednesday, 20 de November de 2019

O Conjunto Brasileiro de Ginástica Rítmica faz apresentação nesta quinta-feira (21), às 19h, na cerimônia de abertura do Campeonato Brasileiro Caixa de Ginástica Rítmica “Ilona Peuker” de conjuntos. O evento será no ginásio do Colégio Universitário, na rua Ana Morena de Melo Menezes, 250, aberto ao público e com entrada gratuita. Além da apresentação da Seleção Brasileira, a abertura do campeonato também terá apresentações do Ballet de Londrina e da Escolinha de GR da Unopar.

A Seleção Brasileira de Conjuntos é formada pelas ginastas Deborah Medrado, Beatriz Linhares, Camila Rossi, Nicole Pircio e Vitória Guerra. Nicole, antes de ser convocada para a seleção, treinava na Associação Desportiva e Recreativa Unopar, em Londrina. A treinadora do conjunto, Camila Ferezin, e a auxiliar técnica, Bruna Marttins, também são londrinenses. Em agosto, no Pan-americano de Lima, o conjunto brasileiro faturou um ouro e dois bronzes.

As competições do Campeonato Brasileiro Caixa de GR começam na quinta-feira (21) logo após a cerimônia de abertura, com a categoria adulta, e vão até domingo (24). O torneio envolve 200 ginastas de 19 clubes brasileiros de cinco estados e do Distrito Federal. O torneio será nas categorias pré-infantil (9 e 10 anos), infantil (11 e 12 anos), infanto-juvenil (13 e 14 anos), juvenil (13 a 15 anos) e adulto (a partir de 16 anos).

A última vez que Londrina sediou um campeonato brasileiro de ginástica rítmica foi há 20 anos, em 1999.  “É um prazer sediar um campeonato brasileiro, ainda mais o ‘Ilona Peuker’, que é uma homenagem da Confederação Brasileira de Ginástica a húngara que trouxe a ginástica rítmica para o Brasil, em 1950”, afirmou Márcia Aversani, presidente da Federação Paranaense de Ginástica (FPRG), organizadora do evento. “São apresentações lindas e todas as famílias londrinenses estão convidadas a prestigiar”, concluiu.

Equipes londrinenses – Além da apresentação da Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica adulta, a seleção juvenil vai competir no Brasileiro, representada pelas ginastas da Associação Desportiva e Recreativa Unopar, de Londrina. No final de outubro, elas participaram do Campeonato Sul-americano de GR, no Peru, e conquistaram três ouros. Além disso, as ginastas são campeãs Pan-americanas e competiram no Campeonato Mundial Juvenil de GR, na Rússia, em julho deste ano. Londrina será representada também pelas ginastas da ADR Unopar no pré-infantil, infantil e adulto. As equipes juvenil e adulto contam com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, através da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), por meio do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE).

O Campeonato Brasileiro de Conjuntos de Ginástica Rítmica Ilona Peuker é realizado pela Confederação Brasileira de Ginástica, com organização da FPRG. O torneio tem apoio da Copel, por meio do programa Pró Esporte do Governo do Paraná e patrocínio da Caixa Econômica e do Governo Federal. A Prefeitura de Londrina, por meio da FEL, a Unopar e o Colégio Universitário são apoiadores locais do torneio.

PROGRAMAÇÃO

21/11 (quinta-feira)

19h: Cerimônia de abertura e competições da categoria adulto

22/11 (sexta-feira)

15h às 18h: Competições das categorias pré-infantil, infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto.

18h10: Premiação Conjunto Geral Adulto

18h30: II Seminário Nacional de GR da CBG

23/11 (sábado)

14h às 17h30: Competições das categorias infantil, infanto-juvenil e juvenil. Finais das categorias pré-infantil e adulto

17h40: Premiações

18h: II Seminário Nacional de GR da CBG

24/11 (domingo)

10h às 12h45: Finais das categorias pré-infantil, infantil, infanto-juvenil e juvenil.

13h: Premiações

Texto: N.Com com informações da assessoria de imprensa