Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Querem apagar a nossa memória histórica

Querem apagar a nossa memória histórica

terça, 08 de setembro de 2015
Categoria: noticia

Foi com profunda tristeza e indignação que recebemos a notícia de que as duas locomotivas que pertencem à história de Londrina (Locomotiva manobreira à vapor La Meuse, número 101, que fica no PAI – Pronto Atendimento Infantil – construída na Bélgica há 110 anos, e a Locomotiva Baldwin 840, que fica no Museu histórico, construída pela Baldwin Locomotive Works, na Filadélfia (EUA) em 1910) seriam levadas para Curitiba.

Eles, os curitibanos, se acham no direito de vir aqui em nossa cidade e ditar o que é melhor para nós. O que está acontecendo é um desrespeito à nossa história, para não dizer um “golpe baixo”. Elas já fazem parte do patrimônio histórico de Londrina. é inconcebível pensar a nossa história sem as locomotivas. Todo o desenvolvimento de nossa região passou pelos trilhos. E hoje, querem apagar a verdadeira identidade do coração pé vermelho.

Tal atitude é lastimável e vergonhosa. Temos que nos mobilizar, convocar a população e, se for preciso, sair às ruas e protestar. Não podemos permitir que arranquem as páginas do livro da vida no qual está impresso o sentimento de luta e esperança de um povo, que um dia fincou o pé na estrada para construir seu futuro.

Vamos à luta!


Fotos: Gilberto Abelha/Arquivo Jornal de Londrina