Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Projeto Resgate de Cidadania, da Unopar, concorre a prêmio nacional

Projeto Resgate de Cidadania, da Unopar, concorre a prêmio nacional

sexta, 12 de agosto de 2011
Categoria

O Projeto Resgate da Cidadania ? Uma Questão de Direito, da Unopar, está concorrendo a um prêmio nacional promovido pelo Instituto Inovare, uma associação sem fins lucrativos que tem por objetivo o desenvolvimento de projetos para pesquisa e modernização da Justiça Brasileira.

O prêmio, que está na oitava edição, este ano vai entregar R$ 50 mil para a melhor iniciativa sob o tema ?Justiça e Inclusão Social?. São 371 projetos inscritos em todo o País; o da Unopar foi inscrito pelo professor José Roberto Reale, do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade. O vencedor será anunciado no dia 15 de dezembro em Brasília.

A comissão julgadora inclui juristas e ministros do Supremo Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal. O Paraná tem oito iniciativas inscritas e em Londrina são duas; além do projeto da Unopar também concorre o Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude (Neddij).

Para o professor de Direito da Unopar, Miguel Belinati Piccirillo, um dos coordenadores do projeto, a expectativa é muito boa: ?É uma premiação bem importante nessa área, que dá muita visibilidade para iniciativas como a nossa. Além disso, é a primeira vez que concorremos e já passamos pela fase classificatória?.

O projeto Resgate da Cidadania é uma iniciativa do curso de Direito da Unopar e existe desde 1998. No início, alunos e professores do curso davam atendimento jurídico gratuito para moradores de bairros carentes de Londrina.

Atualmente, o projeto foi ampliado e hoje tem parceria com instituições como o Senac e com a Associação de Mulheres de Negócios. Além do atendimento jurídico, a população atendida recebe orientação e ajuda para obter documentos como certidão de nascimento, carteira de trabalho, Registro Geral e certidão de casamento e também participa de cursos de capacitação profissional.

O atendimento jurídico é feito por alunos, supervisionados por professores, sempre aos sábados, duas vezes por mês. ?Cuidamos de muitos problemas familiares, questões trabalhistas e previdenciárias?, conta o professor Miguel.

Nestes 13 anos o projeto já atendeu perto de 10 mil pessoas e passou por vários bairros carentes da cidade. Em 2011 o local escolhido foi o Jardim Santa Fé, na Zona Leste de Londrina.

Além do professor Miguel, os coordenadores do projeto são os professores João Batista Filho e Celina Mologni (do curso de Direito) e a professora Daniela Sikorski, do curso de Serviço Social do Ensino a Distância.

Fonte: Assessoria Unopar

Mais detalhes:

Unopar Fone: 3371-7700 E-Mail: [email protected] Website: http://www.unopar.br