Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Projeto promove leitura em canteiros de obras

Projeto promove leitura em canteiros de obras

sexta, 23 de julho de 2021
Categoria

Instituto A.Yoshii celebra 15 anos de atividades com a implantação do “Canteiro da Leitura”; iniciativa busca estimular o hábito entre os colaboradores e seus familiares

A 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livro (IPL), indica que a quantidade de leitores no país caiu de 56% em 2015 para 52% em 2019. O levantamento divulgado no ano passado ouviu 8.076 pessoas em 208 municípios e define como leitor a pessoa que leu pelo menos um livro, inteiro ou em partes, nos últimos três meses.

O principal objetivo da pesquisa é promover reflexões e decisões em torno de novas intervenções, por parte do governo e da sociedade civil, para melhorar a qualidade e os atuais indicadores de leitura e de acesso aos livros.

Uma das iniciativas com esse propósito é do Instituto A.Yoshii, por meio do projeto  “Canteiro da Leitura”. “A proposta é enviar kits de livros, revistas e gibis para os canteiros das construtoras A.Yoshii e Yticon, como forma de incentivar o hábito da leitura entre os colaboradores e seus familiares, já que as publicações poderão ser levadas para casa”, conta  o presidente do Instituto, Aparecido Siqueira.

O “Canteiro da Leitura” marca os 15 anos da entidade, braço social do Grupo A.Yoshii, que vem desenvolvendo ações em prol da educação, cultura e meio ambiente. Ao longo desse período, o Instituto já envolveu cerca de 2.500 voluntários e beneficiou mais de 20 mil pessoas.

“O futuro tem que ser construído a partir do conhecimento e esses livros também irão ajudá-los nas relações do dia a dia, nas conversas e trocas de experiências”, destaca Kimiko Yoshii, fundadora do Instituto ao lado de seu esposo e fundador do Grupo, Atsushi Yoshii.

O canteiro de obras do Atsushi Yoshii Tower, empreendimento comercial no alto da avenida Madre Leônia Milito, em Londrina (PR), é o primeiro a receber o projeto, mas a intenção é contemplar os colaboradores de todas as obras do grupo, incluindo os empreendimentos residenciais, corporativos e industriais.

“A ideia é disponibilizar um ambiente atrativo e aconchegante onde os colaboradores terão acesso a livros e revistas pensados especialmente para as realidades profissional e pessoal de cada um deles. O projeto não é itinerante, e permanecerá nos locais durante toda a execução da obra”, destaca Siqueira.

O “Canteiro da Leitura” foi aberto no dia 9 de julho e disponibiliza livros de temas como gestão, autoajuda, esportes e religião para os 150 colaboradores que estão trabalhando na obra. O espaço é amplo, arejado e todo o mobiliário como bancos, estofados, mesas e luminárias foram desenvolvidos a partir de resíduos da construção, reafirmando o compromisso do Instituto A.Yoshii com a sustentabilidade.

Para o encarregado de pedreiro Rogério Aparecido Becari, o novo espaço é um incentivo para que ele estabeleça como regra, ler dentro e fora de casa. “Tenho uma filha de oito anos e eu acabo lendo só para ela mesmo. Sei que como pai esse estímulo é importante, mas também quero passar a ler mais. Ter um local apropriado assim, no ambiente do trabalho, é um convite”, afirma.

Sobre o Instituto A.Yoshii

Fundada em 2006, a entidade sem fins lucrativos promove ações solidárias ligadas à educação, meio ambiente e cultura, em busca de resultados com impacto social positivo. Ao longo dos 15 anos de atuação, o Instituto A.Yoshii promoveu diversas iniciativas voltadas a mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade econômica-social, minimização de impactos no meio ambiente e democratização do acesso à cultura e educação. Em 2020, o Instituto foi reconhecido pelo quinto ano consecutivo com o Selo Sesi ODS, como uma das principais organizações que trabalham em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Mais informações: https://www.institutoayoshii.org.br

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e democratização cultural. Além disso, atua em Obras Corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br