Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Projeto Cultura em Resistência realiza programação cultural

Projeto Cultura em Resistência realiza programação cultural

quinta, 22 de junho de 2023
Categoria

Em comemoração aos sete anos de ocupação da Vila Cultural, o MARL vai promover um dia repleto de atividades focadas nos artistas de rua

O Projeto Cultura em Resistência – 10 anos de MARL promove, no sábado (24), mais um evento repleto de atividades culturais. Desta vez, a ação tem o objetivo de comemorar os sete anos de ocupação da Vila Cultural Canto do MARL, localizada na Avenida Duque de Caxias, 3.241. Programada para ocorrer das 14h às 23h30, a iniciativa é aberta a toda a comunidade e tem como foco os artistas periféricos (confira a agenda abaixo).

É importante destacar que a entrada será gratuita até as 18h. Após esse horário, serão cobrados R$ 10 por pessoa, como forma de apoiar a Vila Cultural e auxiliar na resolução de demandas relativas à parte estrutural do prédio.

Abrindo a programação do dia, às 14h, será realizada uma roda de bate-papo com a participação do Grupo Bonde – coletivo formado por atores de São Paulo. Os artistas vão falar sobre a sua trajetória – incluindo as peças apresentadas no Festival Internacional de Londrina (FILO) – e responderão perguntas sobre a sua jornada pelo mundo das artes.

Arte: Luiza Braga

No período da tarde, o evento vai oferecer uma ação de live paint conduzida pela artista Priscila Johnson, responsável pelo projeto Plante Murais. A atividade irá finalizar, ao vivo, a pintura da fachada externa da vila, tornando o local ainda mais recheado de história. Outro destaque da programação será uma feira cultural voltada a valorizar as produções artesanais da região. Realizada com o apoio da Funcart, a ação contará com a participação de brechós, assim como empreendimentos de alimentação e artesanato local.

Além disso, também será promovida uma demonstração de resultados dos processos artísticos realizados na vila, bem como da 4ª Edição do Projeto As Marcas no Corpo – Oficina de Teatro para Mulheridades e do 3º Módulo do Curso Livre de Teatro de Rua do MARL. E, completando as festividades, haverá apresentações de discotecagem das DJ’s Dani Black e Shaitemi Muganga (Belo Horizonte/MG), e o show da rapper e atriz Luli Rodrigues.

A programadora cultural do MARL, Amanda Marcondes, salientou que o evento faz parte do projeto Cultura em Resistência, que tem como objetivo a comemoração dos 10 anos do Movimento dos Artistas de Rua de Londrina.

Arte: Luiza Braga

“O MARL atualmente desempenha um grande papel na área cultural da cidade. Esse é o quarto evento no âmbito do projeto Cultura em Resistência, e conseguimos alinhar a programação com as comemorações do aniversário de sete anos de ocupação do MARL. A ação também faz referência à data da partida da Lua Barbosa; ela foi uma artista de rua bem importante, e sua perda foi um marco para esse movimento de luta e resistência, que engloba todos os artistas de rua no âmbito nacional. A data original seria no dia 27 de junho, mas como é dia de semana, decidimos realizar o evento no sábado, dia 24”, explicou Marcondes.

Ainda segundo a programadora cultural, a intenção é fazer uma programação que atinja um grande número de pessoas. “Pretendemos incentivar que mais pessoas conheçam nosso espaço, já que vai ser a primeira vez que algumas delas vão vir ao MARL. Queremos que esse local seja um espaço de encontro para todos os artistas”, sublinhou.

A atriz e organizadora da festa, Giovanna Fernanda Montagnini, contou que as expectativas são altas para esse momento, inclusive porque diversos atores participantes do FILO estão na cidade. “Enquanto formada em Artes Cênicas, nascida e criada em Londrina, estou animada para esses dias, principalmente com o FILO acontecendo. Me motiva muito ver esse espaço de celebração da arte, com a união de vários povos; acho lindo isso acontecendo em um espaço como o MARL, e em uma data especial como essa”, declarou.

Além do evento de sábado, a programação inclui uma série de oficinas de live paint que tiveram início na segunda-feira (19), sob coordenação de Priscila Johnson. Os integrantes dessa atividade participarão da pintura da fachada da Vila Cultural.

Histórico – O que hoje é o MARL funcionava anteriormente como um espaço da União Londrinense dos Estudantes Secundaristas. Após a construção ter permanecido desativada por um tempo, o Movimento de Artistas de Rua entrou com um pedido para que eles tivessem seu próprio espaço. Dessa forma, o prédio foi destinado ao MARL em junho de 2016. Neste mês, a ocupação do espaço completa 7 anos, e a Vila Cultural constitui um local de troca de vivências e apresentações, que busca atender as necessidades dos artistas de rua. A Vila Cultural Canto do MARL conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Programação Cultural de sábado (24) –

14h – Bate papo com o Grupo Bonde – FILO
14h – 18h Feira cultural
14h – 18h Live Paint com Priscila Johnson
15h30 – Demonstração de trabalho Curso Livre MARL
16h30 – Demonstração de trabalho MARCAS
17h – Palco livre
18h – Lançamento do livro do projeto Aos olhos de uma criança
18h30 – Demonstração do resultado do projeto Aos Olhos de uma criança
19h30 – Discotecagem Dani Black
20h30 – Show Luli Rodrigues
21h30 – 23h30 Discotecagem Shaitemi Muganga (MG).

Fonte: N.Com