Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Primeira boulangerie londrinense completa 20 anos e recebe certificado de excelência

Primeira boulangerie londrinense completa 20 anos e recebe certificado de excelência

segunda, 18 de setembro de 2017

Pioneira na panificação artesanal no Brasil, Nelson Boulangerie recebe certificado de excelência internacional

Primeira boulangerie londrinense completa 20 anos e recebe certificado de excelência - LondrinaTur

A busca contínua pela qualidade, a seleção minuciosa dos ingredientes, o método ancestral de fabricação e a paixão pelo ofício são as marcas da Nelson Boulangerie, pioneira na panificação artesanal brasileira. Neste mês está completando 20 anos de atividades e se destaca entre as quase 300 empresas do ramo existentes na região por entregar aos londrinenses um produto artesanal que segue as normas da mais rigorosa escola da panificação artesanal no mundo: a boulangerie francesa.

Junto com o aniversário, a Nelson Boulangerie também comemora o recebimento, pelo terceiro ano seguido, do Certificado de Excelência do TripAdvisor, que demonstra o reconhecimento internacional para empresas do setor de hotelaria, restaurantes e entretenimento. Com mais de 500 milhões de avaliações sobre hotéis, restaurantes e atrações de todos os lugares do globo, o TripAdvisor é o maior site de viagens do mundo, segundo dados do comScore Media Metrix. O Certificado de Excelência é conquistado pelos estabelecimentos que recebem excelentes avaliações e com alta frequência.

Para celebrar os 20 anos da Nelson Boulangerie, será realizada no dia 22 de setembro no estabelecimento, localizado na Avenida Madre Leônia Milito, 446, uma singela homenagem ao Sr. Nelson Kataoka, mestre-padeiro e fundador, e a todos os clientes. Com decoração especial, novidades no cardápio e atrações, os visitantes poderão degustar dos mais diferentes tipos de pães e apreciar, a partir das 16 horas, a apresentação dos músicos da Escola de Música Sol Maior, regida pelo maestro e violinista londrinense Roney Marczak.

O conceito de boulangerie está ligado à produção de pães, dos mais variados tipos e sabores. A Nelson Boulangerie se destaca por seguir rigorosamente os padrões da panificação artesanal francesa, protegida por lei federal na França, o que a caracteriza como uma autêntica boulangerie (definição de padaria em francês). Além do respeito ao método de fabricação tradicional, é proibido, por exemplo, vender pão que tenha sido congelado em qualquer etapa do processo, ou utilizar algum aditivo químico diferente à receita original, que só pode conter ingredientes frescos e naturais. Passando por uma jornada de muitos desafios, o Sr. Nelson Kataoka conseguiu unir características da Europa, Japão e Brasil, criando uma identidade única.

Primeira boulangerie londrinense completa 20 anos e recebe certificado de excelência - LondrinaTur

Foto: Elizeo Garcia

Foi na primavera de 1997 que o Sr. Nelson abriu as portas para oferecer um alimento verdadeiro à família londrinense – numa época em que a panificação artesanal ainda não desfrutava do prestígio que recebe atualmente.  Médico veterinário por formação, ele dedicou muitos anos de sua vida ao trabalho em cooperativa. Porém, ao se deparar com a realidade do mercado alimentício corrompido pelo uso excessivo de aditivos químicos, decidiu realizar uma grande mudança em sua carreira para se dedicar a um trabalho no qual acreditava e fazia bem às pessoas: tornou-se padeiro-artesão.

O Sr. Nelson Kataoka voou ao Japão, onde se reencontrou em seu novo métier. Lá estudou em uma das melhores escolas de panificação artesanal do mundo. Após uma temporada na Europa, depurando as origens da panificação brasileira, voltou à Londrina para estabelecer a Nelson Boulangerie, que teve como sua primeira casa uma pequena esquina na Rua Souza Naves, onde permaneceu durante seus primeiros anos, antes de se mudar para o Jardim Bela Suíça, onde foi acolhida pelos moradores do bairro que se tornaram clientes fiéis.

Hoje dirigida pela filha, Laís Kataoka, e pelo genro, Pablo Valentini, a família mantém o legado de busca constante pela qualidade e paixão pela profissão. “É preciso resgatar a verdadeira fragrância de nobreza da profissão do artesão. O mundo precisa de pessoas capazes de transformar a realidade simples à sua volta, com o melhor do seu gesto e sentimento, sob a luz do que é belo, bom e benéfico. Assim é o trabalho do artesão”, afirma Pablo, que segue com afinco os ideais do Sr. Nelson.

Fonte: Divulgação