Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Prefeitura lança Painel Covid-19 aberto para todo cidadão

Prefeitura lança Painel Covid-19 aberto para todo cidadão

segunda, 24 de agosto de 2020

Plataforma está disponível on-line, para toda população conferir as informações oficiais sobre os casos registrados na cidade

Foto: Emerson Dias

Com o objetivo de levar ainda mais informação sobre a pandemia do novo coronavírus e apresentar à população dados oficiais atualizados sobre a situação do Covid-19 em Londrina, a Prefeitura lança, nesta sexta-feira (21), o Painel Covid-19. Em formato de dashboard, a ferramenta on-line será liberada hoje para acesso público, diretamente no site saude.londrina.pr.gov.br/painelcovid19, e no Portal da Prefeitura de Londrina, trazendo indicadores locais atualizados diariamente. O acesso pode ser feito por smartphonetablet ou computador, basta ter acesso à internet.

Foto: Reprodução

Dentre as informações elencadas no Painel Covid-19, estão os números de casos confirmados da doença, informações sobre a ocupação de leitos hospitalares, mapeamento dos casos por bairro, sintomas da doença apresentados na literatura médica, e indicador de comorbidades identificadas nos pacientes que vieram a óbito por Covid-19.

Outra novidade é o mapa georreferenciado, que indica o endereço residencial dos casos confirmados de Covid-19 em Londrina. O quadro apresenta opções de mapa de calor, que indica o nível de concentração de casos, grau de incidência da doença no bairro, e a evolução de cada caso positivado da doença.

Há ainda gráficos que classificam informações dos casos confirmados e dos óbitos, por sexo e idade, assim como a incidência de casos no Brasil, Paraná e nas principais cidades paranaenses. Estão indicados, por dia, o total de pessoas com início dos sintomas na mesma data, o total de casos confirmados, o número de recuperados e de óbitos.

Foto: Secretaria Municipal de Saúde

O material foi desenvolvido com supervisão e acompanhamento da equipe da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), por meio da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), e é alimentado diariamente com dados obtidos pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Diretoria de Planejamento e Gestão em Saúde.

O secretário de Planejamento, Marcelo Canhada, destacou a atuação em conjunto da SMPOT e Saúde, para oferecer ao cidadão londrinense dados oficiais atualizados que auxiliem no enfrentamento da pandemia. “O objetivo é oferecer ao cidadão transparência absoluta nas questões que envolvam o Covid-19. As pessoas terão, de forma simples e ilustrativa, tudo que se refere à doença na cidade. Por meio de gráficos e ilustrações de fácil compreensão, o cidadão vai saber qual a situação no bairro, na sua região e na cidade, além de números que mostram a evolução da doença. Neste momento de pandemia, é uma ferramenta importante para o cidadão ter contato com as informações, e participar no enfrentamento à pandemia, que deve ser em conjunto pelo poder público e a sociedade”, citou.

Canhada informou que o dashboard utiliza softwares de alto nível, trazendo eficiência e segurança na transmissão dos dados. “É algo inovador, com tecnologia de ponta. Exigiu um grande investimento e muito trabalho da nossa equipe, e fez com que Londrina, mais uma vez, saísse na frente. Fomos pioneiros no uso obrigatório das máscaras, tomamos as medidas contra a doença em momento correto, e essa é mais uma ferramenta à disposição do cidadão, dos profissionais e serviços de saúde, para combater a doença”, frisou.

O fator inovação também foi ressaltado pelo secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, já que o dashboard sobre Covid-19 é encontrado em poucas capitais e municípios do Brasil. “Mais uma ação de transparência e informação para a população de Londrina, em relação à pandemia do novo coronavírus. Uma ferramenta moderna, de última geração, com um painel de indicadores que pouquíssimas cidades no Brasil têm com a mesma qualidade. A Prefeitura de Londrina utiliza a Tecnologia da Informação para levar transparência e conhecimento, em tempo real e com eficiência, ao cidadão londrinense”, complementou.

Dados – As informações sobre os casos suspeitos de Covid-19 chegam à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e são catalogados pela equipe de Epidemiologia da Diretoria de Vigilância em Saúde. Na sequência, é feita a notificação para o Ministério da Saúde e SESA, e repassado para a Diretoria de Planejamento da SMS incluir os dados no Painel Covid-19.

De acordo com a geógrafa da SMS, Maria Angelina Zequim Neves, o trabalho abrange ainda a checagem das informações que cada paciente fornece aos laboratórios, quando realiza um exame para Covid-19. “É muito comum encontrarmos erros no endereço, como nomes de ruas que não existem, ou a pessoa informar um endereço de Londrina sendo que, na verdade, ela reside em outra cidade”, comentou.

As informações inseridas no dashboard podem auxiliar profissionais de saúde na contenção da pandemia em sua área de abrangência, ou até mesmo servir como fonte de dados para pesquisadores. “Em cada território, a Covid-19 se manifesta de uma maneira diferente, em tempos diferentes. Os serviços de saúde conseguirão observar melhor seu território e acompanhar os dados, implementando ações preventivas, que podem ser de informação e conscientização. A divulgação também pode servir aos acadêmicos e pesquisadores, que farão análise dos dados, do mapeamento, contribuindo nos estudos sobre a Covid-19”, comentou a geógrafa.

Fonte: N.Com