Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Pint of Science 2021: Dos bares à Internet Pint of Science 2021: Dos bares à Internet

Pint of Science 2021: Dos bares à Internet

Thursday, 13 de May de 2021
Categoria:

Londrina será um dos palcos do maior evento de divulgação científica do mundo em sua segunda edição online. A programação completa pode ser vista aqui

Imagem de David Bruyland por Pixabay

Em 2021, o Pint of Science Londrina ocorrerá nos dias 17, 18 e 19 de maio. Em decorrência da pandemia do novo Corona vírus, o tradicional evento científico que acontece nos bares do mundo inteiro, terá, mais uma vez, edição no formato online. A primeira edição online, em 2020, contou com a participação de 29 países e 73 cidades brasileiras – demonstrou que a substituição do ambiente descontraído das mesas de bares, para o digital, não diminuiu o interesse do público em discutir ciência de uma forma diferente. Espera-se, portanto, que a segunda edição tenha um número maior de cidades e participantes, repetindo o sucesso dos anos anteriores. 

O evento é organizado pelo projeto Ciência Pé Vermelho e conta com o apoio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-IAPAR). Têm como parceiros a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – regional Londrina (ABRASEL), do Londrina Convention Bureau, da MC cópias e da cervejaria Amadeus. 

O objetivo do Pint of Science é aproximar da sociedade as pesquisas acadêmicas em uma linguagem menos formal, proporcionando a troca de conhecimento com a comunidade, em um ambiente que favoreça um bate-papo descontraído, com linguagem simples, sem a necessidade de conhecimento prévio. Em 2020, temas como: Evolução das Tecnologias, Fake News e a História das Pandemias alcançaram quase 1.200 visualizações em plataforma de compartilhamento de vídeos. A proposta para 2021 é aumentar e diversificar os temas discutidos. “A versão online oportuniza divulgar conhecimento e informações às pessoas que se interessem por ciência em qualquer lugar do país e do mundo, como explica o coordenador Geral do Pint of Science Londrina, Dr. Eduardo Inocente Jussiani, do Departamento de Física da Universidade Estadual de Londrina (UEL): “Infelizmente não conseguiremos realizar o evento de forma presencial em 2021 devido à pandemia. Por outro lado, o evento online vai possibilitar que pessoas de outras cidades do país possam participar e conhecer as pesquisas realizadas em Londrina. É um ótimo momento para interagir com excelentes cientistas e se orgulhar de todo o conhecimento gerado aqui”. 

Imagem de Franklin Lopez por Pixabay

Este é o quarto ano que o evento ocorre em Londrina-PR. Para participar do evento basta acessar o link da transmissão no dia e horário do tema/palestra que escolher. O EVENTO É GRATUITO – não é necessário inscrição prévia. No total, o evento terá 12 temas de diferentes áreas do conhecimento e 28 pesquisadores da cidade participarão das transmissões. A programação completa está disponível no site (Clique aqui) e nas redes sociais do projeto Ciência Pé Vermelho (FacebookInstagramTwitter e YouTube)É importante destacar que todos os estudantes e docentes participam do evento de forma voluntária. 

Origem –Pint of Science nasceu em 2013, como uma iniciativa de pesquisadores da Inglaterra, e se expandiu graças a uma rede de voluntários. O evento foi trazido para o Brasil pela jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), e ocorreu pela primeira vez no país em 2015, em São Carlos. Nos anos seguintes, as principais cidades do país, São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Campinas, Dourados e Ribeirão Preto, também tiveram bate-papos com cientistas. Em 2018, devido à repercussão positiva do evento, o festival cresceu ainda mais, sendo realizado em 56 cidades, dentre elas, Londrina – cerca de 500 pessoas participaram do evento em dois bares da cidade. Já em 2019, participaram 85 cidades brasileiras e Londrina levou 19 palestrantes e 750 participantes nos três dias de evento.  A primeira edição online, em 2020, contou com teve a participação de 29 países e 73 cidades brasileiras. 

Divulgação