Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
O desafio do impossível

O desafio do impossível

quarta, 08 de junho de 2016
Categoria: noticia

O desafio do impossível - LondrinaTur

De acordo com Einstein, “algo só é impossível até que alguém duvida e acaba provando o contrário”. A história de Thomas Edison, um gênio tão criativo, determinado e autoconfiante quanto Einstein, ilustra bem esse pensamento. Veja, a seguir:

Thomas Alva Edison, o famoso inventor da lâmpada elétrica, do fonógrafo, do projetor de cinema não foi um homem que se contentasse com pouca coisa. Em 1876, com 29 anos de idade, criou o laboratório de Menlo Park, em Nova Jérsei, o primeiro nos Estados Unidos destinado à pesquisa industrial. Disse, então, que desejaria inventar uma novidade a cada dez dias. Não ficou muito longe de sua meta. Quando morreu, em 1931, com 84 anos, havia patenteado cerca de 1.300 invenções, avaliadas em 25 bilhões de dólares, recorde do qual nem sequer se aproximou qualquer outro inventor.

Ninguém diria, no entanto, que aquele rapaz pobre, sem estudos ou amigos influentes, nascido em Milan, Ohio, no ano de 1847, alcançaria fama e fortuna baseado apenas em seu próprio esforço, inteligência e engenhosidade.

Chamado de “retardado” por seu professor da escola primária por ter um jeito diferente de se interessar por tudo e de fazer perguntas, acabou estudando com a mãe, em casa. Começou a trabalhar como jornaleiro em um trem, que ligava Port Huron a Detroit, com 12 anos de idade. Aos 15, atuava como telegrafista e, com 21, fazia sua primeira invenção – um dispositivo de registro mecânico dos votos. Logo a seguir, construiu um indicador automático de cotações e o ofereceu ao presidente de uma importante firma de Wall Street. Queria 5 mil dólares pelo invento, mas não teve coragem de pedir. Deixou por conta do cliente, o que foi muito melhor, pois recebeu 40 mil dólares.

O desafio do impossível - LondrinaTur

Edison não foi um cientista, no sentido estrito da palavra. Mas soube, com muita criatividade, tirar proveito prático e útil dos avanços científicos, propiciando às pessoas uma vida melhor.

Curiosidade : Conta a lenda que Thomas Edison fez algo em torno de três mil testes para chegar aos componentes da lâmpada ideal. Os integrantes de sua equipe, por volta do teste de número 2.500, já estavam desanimados. “Nunca conseguiremos”, reclamavam. Para Edison, no entanto, essa frase desesperançada não fazia o menor sentido. Ele preferia: “Agora sabemos 2.500 formas de não fazer a lâmpada elétrica. Estamos, portanto, muito mais próximos da solução”.

Depois de conhecer essa história, fica fácil entender porque ele disse a seguinte frase, que acabou se tornando tão famosa quanto suas invenções:

 

“O gênio trabalha com 1% de inspiração

e 99% de transpiração.”

Thomas Edison

Dica: Para conquistar desenvoltura na expressão escrita, um curso de redação pode ser de grande ajuda! Quem reside em Londrina ou cidades próximas, pode fazer um curso instigante, estimulante e esclarecedor comigo! Saiba mais em meu blog Infinito de Palavrashttp://infinitodepalavras.wordpress.com/