Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Município realiza Conferência Livre de Saúde da Mulher Negra

Município realiza Conferência Livre de Saúde da Mulher Negra

sexta, 31 de março de 2017

Temática central do encontro será “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”

No sábado (1º), a partir das 14 horas, os munícipes de Londrina poderão participar da Conferência Livre de Saúde da Mulher Negra, que será realizada na sede da APP-Sindicato, na Avenida Juscelino Kubitscheck, 1.834, no Quebec. A organização do encontro é do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Londrina (CMPIR), e conta com apoio da Prefeitura de Londrina. A entrada é livre, não necessitando de inscrições prévias.

A intenção é debater as ações e políticas existentes referentes à saúde da mulher e trazer novas propostas que incluam a temática na conferência da macrorregional de Londrina e nas estadual e nacional. Os participantes também serão ouvidos quanto à análise e diagnóstico da implementação da Política de Saúde da Mulher Negra no Estado do Paraná.

Para isso, a temática central será “Saúde das Mulheres: desafios para a integralidade com equidade”. Ela será abordada por meio da palestra “Saúde das Mulheres: desafios para integridade com equidade”, com Elza Correia, e da “Saúde da Mulher”, com Débora Anhaia de Campos.

Os debates e apontamentos recolhidos na conferência municipal serão levados para a 2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres, após serem apresentados também nas etapas regionais e estaduais. A etapa nacional está prevista para acontecer em Brasília, no segundo semestre deste ano.

“Considerando a importância do tema e a vulnerabilidade das  mulheres negras que sofrem dois tipos de discriminação: a racial e a de gênero, os resultados dessa dupla discriminação interferem diretamente na saúde dessa mulher, assim como no atendimento oferecido a ela. Por isso, é tão importante discutirmos essa temática no nosso Município”, explicou a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Nádia Oliveira de Moura.

São parceiros da iniciativa, além da Prefeitura de Londrina, a APP-Sindicato, a Rede Negras Paraná e o Coletivo Negrex.

Fonte: Divulgação