Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Mãe África é tema de contação de história

Mãe África é tema de contação de história

quarta, 29 de março de 2023
Categoria


Atividade gratuita faz parte do projeto Toda Quinta tem História, da Secretaria Municipal de Cultura

Nesta quinta-feira (30), a partir das 14h, as crianças estão convidadas para participar da contação de histórias do livro “Mãe África: mitos, lendas, fábulas e contos”, de Celso Sisto, que acontecerá na sede da Biblioteca Eugênia Monfranati, da Região Sul. A biblioteca fica na Avenida Guilherme de Almeida, 2.260, Jardim Itapoã. Não é necessário se inscrever antecipadamente.

A contadora de histórias será Gisele Chiari, que trará a fábula “O Coração do Baobá”, um conto original do sul da África. Ela é doutora em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (USP), onde também fez mestrado e graduação em Letras. Atualmente, participa do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Segundo ela, a fábula escolhida conduz a uma reflexão moral, em que além da árvore da vida, há duas personagens que são animais e agem como humanos, uma lebre e uma hiena. A hiena é muito gananciosa e, ao final da história, vai ser castigada e a lebre, diferentemente, vai ter sua recompensa. “Eu menciono e mostro os livros para as crianças e falo um pouco do baobá, que é uma árvore sagrada, considerada a árvore da vida e muito especial. A mediação é composta pela contação da história em si, e a gente procura incluir uma parte musicada. Nessa apresentação, além dessa história africana, eu vou contar histórias de outras culturas, para que a criança perceba essa pluralidade, porque todas as culturas têm suas histórias, que se encontram e desencontram, e todas têm sua importância”, explicou Chiari.

A obra é uma coletânea com 30 histórias de povos africanos, escritas a partir de contos africanos orais; segundo o autor, essas narrativas são consideradas heranças culturais e um patrimônio histórico. Para produzir a obra, Sisto consultou publicações em vários idiomas, como inglês, francês e espanhol, assim como colheu relatos de contadores nativos da África e de descendentes de africanos. O resultado é um livro colorido e com várias ilustrações do próprio autor. Na obra, há as histórias da tartaruga e do elefante (Togo, Benin e parte ocidental da Nigéria); Makoma, o maioral (Zimbábue e Zâmbia); e Omar, as mil ramas de açafrão e os escorpiões (norte da África), entre outras.

Nessa contação de histórias, vão participar 50 alunos que estudam em duas turmas da Escola Municipal Osvaldo Cruz. A Biblioteca da Região Sul faz parte do Sistema de Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), e conta com o projeto “Toda Quinta Tem História”, que é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio da Diretoria de Bibliotecas. O objetivo é estimular e incentivar o hábito da leitura, principalmente entre crianças. Para isso, desde 2017, o projeto percorre as bibliotecas de diferentes regiões da cidade com atividades lúdicas abertas ao público em geral.

Celso Sisto é escritor e ilustrador, contador de histórias, ator, arte-educador, especialista em Literatura Infantil e Juvenil e mestre em Literatura. Nos últimos anos, dedica-se ao ensino universitário, aos cursos de formação de contadores de histórias e aos espetáculos de narração oral de histórias, no Brasil e no exterior.

Fonte: N.Com