Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Contação de história é atração na Biblioteca da Região Sul

Contação de história é atração na Biblioteca da Região Sul

quinta, 29 de setembro de 2022
Categoria


Apresentação sobre o livro “O menino que foi ao vento norte” é aberta a todo o público infantil; Biblioteca da Região Sul teve aumento de procura da comunidade em 2022

Em mais um encontro do projeto “Toda Quinta tem História”, realizado pelo Sistema de Bibliotecas Municipais de Londrina, da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), a Biblioteca da Região Sul “Eugênia Monfranati” abre as portas para uma apresentação sobre o livro “O menino que foi ao vento norte”, escrito por Bia Bedran. A contação de história será às 14h desta quinta-feira (29), conduzida pela professora da rede municipal de ensino, Renata Suzue Ogata, atualmente integrante da Diretoria de Bibliotecas da SMC.

Qualquer pessoa pode participar gratuitamente do encontro, que faz parte da programação desse projeto que leva até as bibliotecas municipais atividades abertas à comunidade e direcionadas ao público infantil das escolas municipais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e unidades particulares de ensino. A iniciativa é focada no público da faixa etária de 7 a 10 anos de idade, mas toda a família pode desfrutar desse momento de lazer.

Nesta etapa, participarão da ação 50 alunos da Escola Municipal Oswaldo Cruz, localizada na região sul. No entanto, qualquer pessoa interessada no tema pode comparecer diretamente à Biblioteca da Região Sul, sem a necessidade de inscrição prévia. A unidade fica localizada na avenida Guilherme de Almeida, 2.260, Jardim Ouro Branco.

A narrativa de “O menino que foi ao vento norte”, de Bia Bedran, é centrada em um garoto muito humilde que, junto com a mãe, responsável por criá-lo, encara muitas dificuldades financeiras e obstáculos. O menino consegue maravilhas do senhor Vento Norte, mas acaba passando por várias situações adversas. De forma lúdica e interativa com os participantes, a professora Renata Suzue Ogata interpretará a história, lançando mão de recursos cênicos e bonecos feitos por ela mesma e por outros integrantes da equipe de contadores de histórias do projeto.

De acordo com a bibliotecária Letícia Baptista Pires, a participação nos encontros do projeto “Toda Quinta tem História”, bem como de maneira geral na Biblioteca da Região Sul, tem sido muito positiva e aumentou em 2022, quando voltaram os eventos com a presença de público. “Após o avanço da vacinação, a queda nos índices de Covid-19 e a retomada gradual das atividades presenciais, a procura aqui na Biblioteca subiu cerca de 20% em relação ao que tínhamos antes, entre visitas, atividades e empréstimos de livros e materiais. É um sinal muito bom de que o hábito da leitura vem sendo estimulado, mesmo em um período difícil como o da pandemia. Estamos trabalhando para tornar a Biblioteca ainda mais atrativa para todos”, comentou.

Pires informou que, mensalmente, apenas entre ações culturais, empréstimos e cadastros, há uma média mensal de 500 pessoas visitando esta unidade que é referência na região sul. “A intenção é realizar mais eventos, incluindo possibilidades como mostras de poesia, apresentações musicais, oficinas de escrita, desenho e arte, entre outros trabalhos culturais. É importante ressaltar que na zona sul há um trabalho articulado e integrado muito bom prestado pela Rede Intersetorial de Serviços, agregando parcerias entre escolas municipais, CRAS, unidades de saúde, serviços de convivência, a Biblioteca, além de unidades escolares estaduais e particulares, tudo em benefício da comunidade”, destacou.

A Biblioteca da Região Sul atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O contato pode ser feito pelo telefone (43) 3372-4853. Quem desejar entrar em contato por e-mail, pode enviar uma mensagem para o endereço [email protected]

O projeto “Toda Quinta tem História” busca inserir o livro, de maneira prazerosa, no cotidiano das crianças. A ideia é oferecer, de forma periódica, atividades de contação de histórias para a comunidade londrinense, estimulando a leitura e ocupando os espaços culturais da cidade. Antes do retorno aos encontros presenciais, houve uma série de eventos on-line gratuitos para toda a população.

Fonte: N.Com