Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina sedia 3ª Semana de Transparência e Controle Social Londrina sedia 3ª Semana de Transparência e Controle Social Londrina sedia 3ª Semana de Transparência e Controle Social

Londrina sedia 3ª Semana de Transparência e Controle Social

segunda, 14 de novembro de 2016

Programação contempla cursos, bate-papo com autoridades do legislativo e executivo, encontro dos conselheiros municipais, entre outras atividades

De 26 de novembro a 2 de dezembro será realizada a 3ª Semana Municipal de Transparência, Cidadania e Controle Social de Londrina, uma realização da Prefeitura de Londrina, por meio Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina e Ouvidoria Geral do Município, e do Observatório de Gestão Pública de Londrina. A programação será realizada em diversos locais da cidade, reunindo cursos, bate-papo, encontro dos conselheiros municipais, 1º Prêmio de Boas Práticas em Conselhos Municipais de Londrina, entre outras atividades.

O objetivo da Semana é discutir com a comunidade e a administração pública sobre transparência, cidadania e resultados na administração pública. Para apresentar a Ouvidoria Geral do Município de Londrina será montado um stand no evento, oportunizando que os cidadãos conheçam quais os serviços prestados pelo órgão e como eles podem recorrer a ele.

“A Ouvidoria tem o papel de fazer a interface entre o cidadão e a administração pública e é muito importante no papel da transparência. Quanto mais a sociedade participar da administração pública, menos casos de corrupções iremos ver, por isso a importância das ações desta Semana”, destacou Márcio Horaguti, ouvidor-geral do Município

O presidente do Observatório de Gestão Pública de Londrina e membro do Conselho Municipal de Transparência e Controle Social de Londrina, Fábio Cavazotti, destacou que cidadão tem demonstrado que deseja um país diferente, com mais transparência e eficiência dos recursos públicos. “O grande desafio do País é construir aquilo que,de fato, nós queremos e esse evento vem para produzir eventos que estimulam a participação da sociedade e poder público, para cada avançar no seu papel”, disse.

Londrina sedia 3ª Semana de Transparência e Controle Social - LondrinaTur

Ações

Durante a Semana também será realizado o curso gratuito “Política de Resultados na Administração Pública”, ministrado por representantes do Sebrae e Secretaria Municipal de Gestão Pública, onde serão apresentados o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e Sistema de Gestão Estratégica Orientado para Resultados (SIGEOR), como ferramentas para uma política de resultados na administração pública.  Foram ofertadas 60 vagas para servidores públicos e 20 para a população em geral e as inscrições podem ser feitas no link.

O encontro também traz o curso “Fiscalização de Contratos e Controle Social na Administração Pública”, ministrado por representantes do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) e da Controladoria Geral do Município, os quais demonstrarão como deve ser feita a fiscalização dos contratos administrativos. Também há 60 vagas para servidores públicos e 20 para a população em geral. Inscrições no link.

Também haverá o “Painel sobre problemas e soluções: corrupção”, cujo objetivo é debater o que a sociedade pode fazer para prevenir e combater a corrupção; esclarecer o papel da cidadania na prevenção e combate à corrupção, apresentando casos de sucesso com foco no papel da sociedade e da cidadania nestes casos; apontar caminhos e ações para a sociedade prevenir e combater a corrupção, entre outros apontamentos. A realização é da ONG JCI Londrina.

A 3ª Semana Municipal de Transparência, Cidadania e Controle Social de Londrina, também vai promover o “Encontro dos conselhos municipais & Prêmio de boas práticas em conselhos municipais”. Será no dia 2 de dezembro, das 14 às 19 horas, no auditório do Sinduscon. O objetivo é discutir sobre o Fórum dos Conselhos e quais rumos serão tomados daqui para frente.

Após a reunião, às 17 horas, terá início o 1º Prêmio de Boas Práticas em Conselhos Municipais de Londrina, onde serão premiados os melhores projetos desenvolvidos pelos conselhos da cidade. Para participar, inscrevendo as boas práticas do conselho no qual você participa, acesse observatoriolondrina.org.br.

Serviço:

A programação completa da 3ª Semana Municipal de Transparência, Cidadania e Controle Social de Londrina pode ser acessada no seguinte endereço: observatoriolondrina.org.br/imprensa.

Fonte: N.Com