Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Londrina recebe Ônibus Lilás com ações de prevenção à violência contra a mulher

Londrina recebe Ônibus Lilás com ações de prevenção à violência contra a mulher

segunda, 25 de novembro de 2019

O município de Londrina está recebendo, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e Governo do Paraná, o Ônibus Lilás, unidade móvel que oferece atendimento itinerante em diversas áreas à mulher em situação de violência. O veículo permanecerá no município por dois dias e o lançamento da iniciativa aconteceu na manhã de hoje (25), no Zerão, de onde seguiu, ainda nesta segunda-feira, para as proximidades da Praça da Bandeira. Na terça-feira (26), o equipamento se deslocará para a região norte, em frente Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI), que fica na Rua Luiz Brugin, 570, esquina com Avenida Saul Elkind.

A vinda do ônibus ao município foi intermediada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, da Prefeitura de Londrina, e Secretaria da Justiça, Família e Trabalho do Governo do Paraná. A secretária da pasta, Nádia Moura, disse que este é mais um instrumento, para levar informações a respeito da violência contra a mulher. Segundo ela, o ônibus tem uma estrutura que permite fazer o atendimento às mulheres, caso elas precisem de uma conversa ou orientação.

Os atendimentos são feitos por uma equipe de psicólogos, assistente social e de assistentes jurídicos. “É mais um mecanismo para levar à população informações sobre os direitos das mulheres e os serviços que nós temos em Londrina, de proteção às vítimas de violência doméstica e familiar. Também vamos distribuir um folder que explica o fluxo de atendimento das mulheres que estão sofrendo este tipo de situação, que demonstra o que ela deve fazer, os serviços que procurar, e os tipos de violência contra a mulher que existem”, contou.

A chefe do escritório regional da Secretaria de Justiça, Família e Trabalho do governo do PR, Deise Tokano, informou que, somente este ano, quase 1.000 mulheres já foram atendidas por meio da iniciava. “O objetivo maior é atrair mulheres que se encontram ou conhecem alguém que se encontra em situação de violência, para que conheça os serviços do município. Esse ônibus percorre os 399 municípios do Paraná, fazendo um trabalho de divulgação e orientação para as mulheres. Londrina é uma cidade parceria no projeto, temos feito, há algum tempo, este trabalho junto à Secretaria da Mulher daqui”, disse.

O que fazer em caso de violência doméstica e familiar contra a mulher?

– Se está sofrendo ou presenciando um ato de violência contra a mulher neste momento: ligue no 190 da Polícia Miliar, no 153 da Patrulha Maria da Penha ou na Delegacia da Mulher, no (43) 3322-1633;
– Se o agressor está descumprindo medidas protetivas de urgência, ligue no 153 da Patrulha Maria da Penha ou na Delegacia da Mulher, no (43) 3322-1633;
– Em caso de violência sexual, ligue no 153, 190 ou procure o Programa Rosa Vida: atendimento 24 horas, na Maternidade Municipal Lucilla Ballalai, telefone (43) 3372-9850;
– Se precisa de auxílio especializado para superar e romper o ciclo da violência, procure o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM), no (43) 3378-0132. O local presta atendimento psicossocial e orientação jurídica.

O Município também possui a Casa Abrigo Canto de Dália, com acolhimento temporário para mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Já, a Casa da Mulher oferece cursos, oficias e palestras para as mulheres, buscando viabilizar fontes alternativas de geração de renda.

Fonte: Prefeitura de Londrina