Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias

Londrina Matsuri: 18º edição começa nesta sexta-feira (9)

quinta, 08 de setembro de 2022
Categoria

Prefeitura patrocina o festival, por meio do Promic, e levará idosos ao evento; unidades da rede municipal de ensino participam do 11° Concurso Meio Ambiente

A 18ª edição do Londrina Matsuri, um dos maiores eventos da comunidade japonesa no Paraná, começa sexta-feira (9), no Parque de Exposições Governador Ney Braga (Avenida Tiradentes, 6.275). O festival, que comemora a chegada da Primavera, terá três dias de duração com muitas apresentações de dança, música e gastronomia da cultura oriental.

A cerimônia oficial de abertura está programada para o sábado (10), a partir das 19h no palco Sakura. Esta edição traz, dentre as novidades, um espaço PetShop, um encontro de Harley Davidson (HOG Red Wheel Londrina) e a atração internacional do Japão, REATMO, uma versão de human beatboxer.

Realizado pelo Grupo Sansey, o Londrina Matsuri contará com agenda repleta de atrações, principalmente para quem é fã de cultura pop oriental, como competições de “Just Dance”, desfiles visuais e cosplay, apresentações de k-pop, kids anime songs, pockets shows, baladinhas, além de outras oficinas, workshops gratuitos e uma feira gastronômica com diversas opções.

A Prefeitura de Londrina, que é um dos patrocinadores oficiais do festival por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), será representada no primeiro dia do evento através das Secretarias Municipais do Idoso e da Educação.

De acordo com a organização do evento, a expectativa de público para os três dias é de receber 25 mil pessoas. E no primeiro dia de festival, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) irá levar cerca de 350 idosos para visitar a feira. “Nós reunimos os idosos que frequentam regularmente os Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) das regiões Leste, Oeste e Norte, para este passeio gratuito no Londrina Matsuri. Serão disponibilizados quatro ônibus, dois da própria secretaria e outros dois cedidos pela organização do evento. Três sairão dos CCIs e o quarto levará os idosos residentes da Casa do Bom Samaritano, que é uma entidade conveniada”, contou a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon.

Segundo Danelon, a excursão com os idosos terá início às 13h30 e irá até às 16h30. A programação do passeio começará com as apresentações do Festival Bon Odori (dança interativa folclórica) e com uma atividade intergeracional envolvendo os idosos e crianças.

O grupo também assistirá a palestra sobre segurança em casa, ministrada por Aline Kashinoki. E, ao fim, um lanche será servido e o grupo liberado para passear pela feira. “Neste contexto de pós-pandemia, o Londrina Matsuri é um dos principais eventos da cidade que conta com uma presença massiva de grupos de idosos e, não por acaso, estamos reforçando esta tradição de trazer os nossos frequentadores para passar uma tarde agradável no Festival, estimulando a socialização e vínculo entre eles. Só temos que agradecer à organização do evento, que faz uma grande diferença na vida desses idosos”, frisou a secretária.

Veja como participar – A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) informou que as vagas para os quatro ônibus já foram todas preenchidas. No entanto, pessoas com mais de 60 anos interessadas em participar da excursão no Matsuri podem entrar em contato com a Secretaria e acompanhar o passeio, sem o traslado incluído.

Basta ligar ou mandar uma mensagem para o número (43) 3375-0307 (WhatsApp), ou acessar as redes sociais da SMI no Facebook ou no Instagram (A lista adicional é limitada a 100 pessoas).

Concurso Meio Ambiente – Há 11 anos, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a organização do Londrina Matsuri promovem o Concurso Meio Ambiente – Melhores Práticas, que incentiva a divulgação de práticas ambientais, premiando os melhores projetos desenvolvidos pelas escolas e os colégios municipais.

Nesta edição, cinco unidades educacionais foram selecionadas e terão os seus projetos expostos de sexta (9) a domingo (11), em um stand do evento. No sábado (10), das 14h às 18h, os trabalhos serão avaliados por uma comissão, composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e do Conselho Municipal do Meio Ambiente.

De acordo com a professora do Apoio Pedagógico de Ciências da SME, Cristina da Silva Borba, o objetivo do concurso é estimular e identificar projetos voltados para as melhores práticas na preservação e conservação do meio ambiente. “Serão avaliados critérios como criatividade e inovação relacionada ao meio ambiente, desenvolvimento, relevância do projeto para o meio ambiente e os resultados obtidos no envolvimento da comunidade escolar na realização do projeto. Os três projetos melhor avaliados receberão uma caixa amplificadora na cerimônia que será realizada no domingo (11), às 18h, no Palco Himawai”, disse.

Neste ano, os projetos selecionados para o concurso foram: Horta Escolar – Semeando a Sustentabilidade, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Profª Clelia Regina Guilherme de Almeida Zotelli; Lixo que encanta, da Escola Municipal (E.M) Anita Garibaldi; Ger-Ação para o Meio Ambiente: Reaproveitamento de Resíduos Orgânicos por meio da Compostagem, da E.M Maestro Roberto Pereira Panico; Horta Sustentável, da E.M Profº Hélvio Esteves; e Todos Contra o Lixo, da Sala de Recursos Multifuncional para Altas Habilidades/Superdotação do Centro Multidisciplinar e Intersetorial da Rede Municipal de Educação.

Oficinas gratuitas – Além das atividades culturais, técnicas, gastronômicas e muito lazer, outra grande atração do Londrina Matsuri são as oficinas diárias, que o público pode participar gratuitamente. É a oportunidade para aprender técnicas milenares e expressões artísticas com especialistas renomados. Ao todo são oito oficinas e as inscrições podem ser feitas na hora.

De sexta (9) a domingo (11), nos estandes culturais do Londrina Matsuri, serão ministradas as oficinas de Orinuno (Origami em tecido) com Thaís Kato (SP); de Shodô (caligrafia japonesa) com Elcio Yokoyama (SP); de caricatura em Mangá, com a Escola de Mangá Japan Sunset (SP); e Oficina de Origami Hard, com Kenzo Nagamine (Rolândia).

No Palco Himawai, serão realizados, no sábado (10), às 13h, o Workshop de Defesa Pessoal Feminina com equipe de Aikido de Londrina e, no domingo (11), as oficinas de Flores Comestíveis, às 13h, com Cristiane Santos e Lais Rosseto, integrantes da Feira Londrina Criativa; Oficina de Matsuri Dance e de Taiko, às 17h.

Ingressos – As entradas do Londrina Matsuri são gratuitas para crianças de até seis anos, idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência física. Crianças entre sete e 12 anos, estudantes com documento oficial, doadores de sangue com carteira atualizada, aposentados e idosos com idade entre 60 e 65 anos pagam meia-entrada, no valor de R$ 5.

Para obter os benefícios da entrada gratuita e meia entrada, será necessário apresentar documento oficial na entrada do evento para comprovar que se enquadra no requisito. Quem optar por utilizar o estacionamento oficial do evento, dentro do Parque Governador Ney Braga, ao custo de R$ 25, receberá como cortesia uma entrada inteira.

Fonte: N.Com