Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Gedal promove observação do Cometa Verde nesta sexta em Londrina

Gedal promove observação do Cometa Verde nesta sexta em Londrina

sexta, 10 de fevereiro de 2023
Categoria

Fonte: Freepik

Para observar o Cometa Verde, ou C/2022 E3 ZTF em um “nome” mais científico, Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) promoverá nesta sexta-feira (10), a partir das 19h30, uma sessão de observação astronômica, com o uso de vários telescópios.

Além do Cometa, o planeta Marte também será observado através dos equipamentos. A observação será no AEROPORTO 14 BIS, próximo à Warta, em Londrina. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

Vindo das mais distantes regiões do Sistema Solar, este cometa é basicamente uma gigantesca bola de gelo sujo que, ao se aproximar do Sol, acaba “derretendo” parcialmente e formando a cabeleira e a cauda.

Seu brilho tênue faz com que sua observação, a olho nu, seja quase impossível, ainda que a pessoa esteja num local bem escuro. A imagem que ilustra a matéria foi obtida por Carlos Domingues, no Observatório Estrela do Sul, em Sarandi.

Mas atenção! A imagem deste cometa, mesmo ao telescópio, é de uma estrela verde esfumaçada, e não se parece com as imagens populares de cometas, com suas longas e brilhantes caudas.

Em caso de mau tempo, o evento poderá ser cancelado.

Fonte: Bonde