Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Gamificação é tema de palestras da semana na ExpoGames Gamificação é tema de palestras da semana na ExpoGames

Gamificação é tema de palestras da semana na ExpoGames

Tuesday, 05 de April de 2022
Categoria:

Especialistas em tecnologia discutem as diferentes aplicações da gamificação

A gamificação é um termo que tem tudo a ver com os jogos eletrônicos tão comuns à garotada. Significa usar o mecanismo de jogos, como pontuações, conquistas e simulações, para engajar, motivar e até facilitar o aprendizado das pessoas em situações da vida real.

É um termo que tem sido muito usado em empresas, onde é implantada para estimular o desempenho dos funcionários e aumentar a produtividade de uma maneira mais lúdica e envolvente. Através da gamificação é possível treinar funcionários, analisar o trabalho, oferecer feedback e melhorar a análise dos resultados.

E este é um tema que está sendo discutido durante a semana dentro da ExpoLondrina, na Expo Games.

No começo da semana, Gustavo Cavalcanti, da YAZO – empresa que oferece serviços de tecnologia para eventos, foi um dos palestrantes sobre o assunto, abordando a Gamificação nos Eventos – o impacto no público consumidor e também nos produtos que as empresas oferecem.

Ele explica que a gamificação já está presente nos eventos e vem fazendo sucesso: “nós da Yazo criamos uma estratégia para que os participantes que utilizam nossos aplicativos, tenham um momento imersivo através da gamificação. Dessa forma, o participante de fato vive o evento através dos desafios e da vontade de subir no ranking para ganhar pontos e convertê-los em prêmios”.

A gamificação também está sendo usada nas empresas. Segundo Gustavo, as corporações já perceberam que através dela é possível potencializar os resultados do seu time de colaboradores, “É importante que o grupo de participantes esteja engajado no propósito do game, com isso, além dos resultados que podem ser obtidos, é muito bom para fortalecer a cultura do negócio com as pessoas que estão envolvidas. Imagine que você queira melhorar os resultados do seu time de vendas, você pode utilizar a quantidade de notas emitidas como métrica para fazer um ranking dos vendedores”.

Gamificação nas Escolas

A gamificação também é tema de palestra nesta quarta-feira, na ExpoGames.

Ana Paula Murakawa e Dirceu Perre (da Happy Corde) e Fernando Accorsi (Wash), Guilherme Palha (UTFPR) e Rodrigo Souza (Oníria) vão discutir a Gamificação nas Escolas – uma forma de engajar os estudantes em treinamentos ou atividades educacionais, onde as escolas ensinam através de atividades usando elementos de jogos.

Segundo Guilherme Palha, “a utilização de jogos no contexto educacional – tanto o jogo, quanto atividades que possuam mecanismos de jogos – podem promover uma adequação da aprendizagem, inserindo o aprendiz num papel mais consciente e também orientando o professor a uma prática pedagógica reflexiva”.

O talk sobre Game na Educação foi organizado pelo LAVi (Governança de Audiovisual de Londrina) e começa às 10h45, no espaço Arena de Games, onde acontece a ExpoGames. O acesso ao pavilhão é gratuito.

 

– Talk Game na Educação: Mais do que Diversão, Aprendizado

Expositores: Ana Paula Murakawa e Dirceu Perre, da Happy Corde
Fernando Accorsi, Guilherme Palha e Rodrigo Souza, da Oníria

06/04 – Quarta-feira, às 10h45.

Local: Arena Games – ExpoGames