Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Funcart dança para comemorar os 89 anos de Londrina 

Funcart dança para comemorar os 89 anos de Londrina 

quinta, 07 de dezembro de 2023
Categoria

Suíte de “O Lago dos Cisnes” e “Bora!”, sucessos da Escola Municipal de Dança e do Ballet de Londrina, serão apresentados no Lago Igapó e na Concha Acústica gratuitamente como presentes à cidade

Cartões postais de Londrina vão receber um movimento especial neste aniversário. Isso porque a comemoração será tripla: além dos 89 anos do município, o Ballet de Londrina e a Escola Municipal de Dança completam, juntas, neste dezembro, três décadas de trajetória ininterrupta. Para celebrar as efemérides, a Funcart leva duas de suas mais recentes produções para espaços abertos, em apresentações gratuitas. No sábado, dia 9 de dezembro, às 17h30, o público poderá assistir ao pôr-do-sol no Palco Flutuante do Lago Igapó I (acesso pela Rua da Canoagem) com dezenas de bailarinos encenando uma suíte de “O Lago dos Cisnes”, da Escola Municipal de Dança. Já na segunda-feira, dia 11 de dezembro, é a vez do Ballet de Londrina eletrizar o centro histórico com a apresentação de “Bora!” na Concha Acústica (Rua Piauí, 130), às 19 horas. A Fundação Cultura Artística de Londrina tem patrocínio da Prefeitura Municipal e, nesta programação, conta com a parceria do Festival de Dança de Londrina.

Clássico sobre o Igapó – Com direção geral de Luciana Lupi e direção artística de Marciano Boletti, a versão integral de “O Lago dos Cisnes” lotou quatro sessões do Teatro Ouro Verde na última semana. As repercussões nas redes sociais e na imprensa, além dos inúmeros aplausos em cena aberta, já atestam a montagem como um dos sucessos recentes da Escola. No palco do Lago Igapó, será apresentada uma suíte com cerca de uma hora de duração, reunindo o 2º e 4º atos na íntegra. “É um presente que a gente entrega à cidade no seu aniversário e, ao mesmo tempo, uma forma de agradecer ao público que também sempre abraçou a nossa história”, antecipa Lupi, coordenadora da EMD.

Esses são trechos do balé de repertório que se passam justo no cenário do lago dominado pelo Mago Rothbart, vilão que transforma a princesa Odette e seu séquito em cisnes. Apenas em algumas horas da noite, a princesa retorna à forma humana. O feitiço só pode ser quebrado por um homem que a ame. É aí que entra em cena o príncipe Siegfried, que descobre o segredo da bela moça em uma de suas caçadas às margens das águas. Apaixonado, ele promete que a libertará de sua cruel condição. O mago, entretanto, traça uma nova estratégia: transforma sua filha Odile em uma mulher idêntica a Odette e apresenta-se como cavaleiro e pai da moça na corte do príncipe, confundindo-o. Enfeitiçado por Odile, Siegfried quebra o juramento. Amparada pelos cisnes brancos, Odette lamenta sua má sorte e só compreende a situação quando o príncipe chega e explica as trapaças às quais foi submetido pelo mago. Ela o perdoa e eles renovam os votos de amor.

O casal protagonista será interpretado por Matheus Nemoto (convidado do Ballet de Londrina) e pela bailarina Lara Bera Santini. A adaptação londrinense do clássico de Tchaikovski, montado originalmente pelo Teatro Bolshoi de Moscou no fim do século XIX, traz centenas de figurinos inéditos. O Palco Flutuante do Lago Igapó receberá tablado, linóleo e tratamento especial para a performance dos dançarinos. O público poderá ficar nas arquibancadas e também no gramado nas laterais do espaço.

Bora! para a Concha –  As luzes frias do centro da cidade e a verticalidade dos prédios em torno da Concha Acústica são o espaço propício para a apresentação de “Bora!”, montagem do Ballet de Londrina que estreou em 2022 com coreografia do premiado Henrique Rodovalho e figurinos de Cássio Brasil. “A Concha representa muita na história da nossa cidade. Para esta celebração, a gente queria que fosse um espaço que já tivesse sido palco de muitas apresentações e manifestações”, explica o diretor da companhia, Marciano Boletti.

Animado pela música eletrônica do compositor japonês Aoki Takamasa e do multiartista português Komet, o espetáculo é, ao mesmo tempo, leve, irônico e contagiante. Produzido a partir das reflexões do pós-pandemia, que lançou a humanidade no hostil ambiente virtual, “Bora!” se apresenta como um chamado para ir adiante, mas também lança a pergunta: avançar para onde? Por meio desta aparente contradição, faz um estudo irreverente sobre o movimento do homem na pós-modernidade – contexto de fim das utopias e de relações líquidas.

Desde a estreia, a companhia oficial da cidade já realizou mais de trinta apresentações e chegou a São Paulo (capital) em julho deste ano, com repercussão muito positiva do público e da crítica especializada. O cenário, assinado pelo coreógrafo e por Renato Forin Jr., levará à Concha Acústica estruturas luminosas que contornam um vazio branco reflexivo. Ele remete à imensidão do espaço virtual, como se os dez bailarinos dançassem sobre uma grande tela.

A coreografia impressiona pelo dinamismo e pela capacidade de criar sequências como fotografias cinéticas, que revelam a fragilidade dos afetos no século XXI, entre o desejo de pertencimento e a necessidade de manter a individualidade. É possível identificar o “efeito manada” das redes sociais, que, ao mesmo tempo em que garantem o sentimento de integração com grupos de pensamento parecido, é o ambiente da solidão, dos cancelamentos, das bolhas e dos haters.

O Ballet de Londrina tem direção de produção de Danieli Pereira e o elenco é formado por Alessandra Menegazzo, Ariela Pauli, Higor Vargas, Ione Queiroz, José Villaça, Matheus Nemoto, Nayara Stanganelli, Peter Levi, Viviane Terrenta e Wesley Silva. A apresentação na Concha Acústica integra a Mostra Cultural Funcart, que tem patrocínio da Itaipu Binacional.

Serviço:
EMD e Ballet de Londrina comemoram os 89 anos da cidade
Apresentações gratuitas em espaços abertos de Londrina
Classificação indicativa: Livre

“O Lago dos Cisnes” (suíte)
Escola Municipal de Dança
9 de dezembro (sábado)
às 17h30
Palco flutuante do Lago Igapó I
Acesso pela Funcart (Rua Senador Souza Naves, 2380) ou pela Rua da Canoagem

“Bora!”
Ballet de Londrina
11 de dezembro(segunda-feira)
às 19 horas
Concha Acústica de Londrina
(Rua Piauí, 130)

Informações para a imprensa:

Renato Forin Jr. (assessoria de imprensa): (43) 99979-3349

Créditos das fotos: Fábio Alcover

Drive com mais opções de foto em alta: https://drive.google.com/drive/folders/1gd5_aYm38HLFQh-4u5fWHeseSUXxHMRC?usp=sharing

Vídeos para imprensa:

“O Lago dos Cisnes” (EMD):

https://drive.google.com/drive/folders/1-_RtQN3nsM8Osf4JK4d7637aj-HZU3cb

“Bora!” (Ballet de Londrina): https://www.youtube.com/watch?v=REjLHAxFEr8

 Caso necessitem agendar gravação e participações em estúdio, falar com a assessoria de imprensa.
Fontes recomendadas:
Luciana Lupi (Coordenadora da Escola Municipal de Dança de Londrina)
Marciano Boletti (Diretor do Ballet de Londrina)

Fonte: Divulgação