Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Flapt traz oficinas gratuitas na 6º edição do projeto Livro, Jogos e Saberes

Flapt traz oficinas gratuitas na 6º edição do projeto Livro, Jogos e Saberes

segunda, 07 de novembro de 2022
Categoria

 


As aulas de teatro, circo, literatura, poesia, dança e rádio são abertas para o público em geral, a partir dos 8 anos, e não é preciso fazer inscrição para participar

A Vila Cultural Flapt está realizando a 6º edição do projeto Livro, Jogos e Saberes, que desenvolve oficinas nas áreas de teatro, circo, literatura, poesia, dança e rádio. Toda a programação é gratuita e voltada para a população a partir dos 8 anos. Essas oficinas, que iniciaram em outubro, serão ofertadas até fevereiro de 2023. Não é necessária inscrição prévia para participar das aulas, basta comparecer e participar das atividades, que podem variar de duas a três horas de duração. A Vila Cultural Flapt fica localizada na Rua Lino Sachetin, 498, Luiz de Sá.

As aulas de teatro são ofertadas aos domingos, às 14h; de circo nas terças-feiras, às 14h; dança de salão às segundas, às 19h30; e de rádio Imagem e Ação são realizadas aos sábados às 9h. E para participar das aulas sobre Poesia Falada ou Literatura em Ação é necessário entrar em contato pelo WhatsApp (43) 9 9197-1627 para verificar os horários e as turmas disponíveis.

De acordo com o presidente da Vila Cultural Flapt, Rafael Teixeira as oficinas servem de introdução e cada participante poderá conhecer um pouco de cada temática cultural abordada. “Sempre procuramos trazer oficinas de linguagens diferentes para a Vila Flapt, queremos que as pessoa conheçam minimamente cada área de atuação cultural e possam dizer se gostaram ou se não gostaram. Nosso foco é proporcionar essa experimentação e que, a partir desse conhecimento adquirido aqui, eles possam se aprofundar”, destacou.

O projeto Livro, Jogos e Saberes ainda prevê a realização de uma mostra no dia 10 de dezembro. Cada aluno poderá apresentar um pouco do aprendeu e desenvolveu durante as aulas, em uma atividade no palco aberto da Vila. O intuito é revelar para a comunidade local os frutos que estão surgindo através do projeto e aproximar a população do fazer cultural.

Teixeira reforçou que o importante é que a população conheça a artes e a cultura, muitas vezes restritas a poucas pessoas. “Por isso devemos oferecer esse espaço para a população, não exigimos uma inscrição pois queremos que as pessoas voltem por gostar e não por serem obrigados a participarem até o fim. Temos um exemplo bem claro disso na dança de salão, em que atendemos um público que alcança pessoas acima dos 60 anos, e eles vêm porque gostam”, afirmou.

Já o professor das oficinas de rádio, Everton Bonfim, contou que seu trabalho como oficineiro do projeto o aproxima da diversidade de ideias e de diferentes realidades. “A ideia da oficina de rádio é justamente dar voz a esses saberes e realidades, por meio da construção de programas radiofônicos. Os participantes, por meio das mídias disponíveis, serão os responsáveis por captar, organizar e transmitir histórias de vida, conteúdos culturais e educacionais pertinentes à população local”, disse.

A Vila Cultural Flapt e o Projeto Livro, Jogos e Saberes contam com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Fonte: N.Com