Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Educação oferece formação online para quatro mil professores

Educação oferece formação online para quatro mil professores

sexta, 05 de abril de 2019

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), irá oferecer formação online para quatro mil professores da Rede Municipal de Educação e filantrópicos, com o tema Projeto Político Pedagógico como Documento Norteador do Trabalho Escolar: Estudos para Sua Realimentação. A formação inicia no dia 15 de abril e será totalmente feita pela internet.

O objetivo é assegurar a formação dos professores em torno do debate sobre o Projeto Político Pedagógico (PPP), com a tarefa de revisá-lo de acordo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação, e o Referencial Curricular do Paraná.

Educação oferece formação online para quatro mil professores

Foto: Ilustrativa

As inscrições devem ser feitas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Prefeitura, por meio do site da Escola de Governo. O curso terá carga horária de 20 horas e fornece materiais de leitura e complementar, disponíveis na plataforma online, bem como vídeos e tarefas avaliativas. Também serão entregues certificados, àqueles que cumprirem as exigências da formação.

A BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas e estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. “A intenção é mobilizar todos os professores da rede em torno deste tema, da Educação Infantil e Ensino Fundamental, dando base para que a Rede de Ensino possa reescrever o currículo e as unidades escolares elaborarem os projetos políticos pedagógicos”, explicou a gerente de Formação Continuada, da SME, Viviane Barbosa Perez.

O Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento que deve ser produzido por todas as escolas, segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Na prática, o documento estipula quais são os objetivos da instituição e o que a unidade escolar vai fazer para alcançá-los. Nele, serão considerados todos os âmbitos que compõem o ambiente educacional, como: a proposta curricular e qual será a metodologia adotada; diretrizes sobre a formação dos professores e diretrizes para a gestão administrativa. O documento deve ficar pronto até o final de 2019 para ser implementado em 2020.