Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Dietas da Moda

Dietas da Moda

quinta, 29 de julho de 2010
Categoria: noticia

Entra ano, sai ano, e elas resistem ao tempo. A dieta da moda. Quem nunca ouviu falar da dieta da proteína, a dieta do tipo sanguíneo, a dieta de Bervely Hills, a dieta da sopa, a dieta da USP e por aí vai… a dieta da lua, aquela que se come tudo, menos a lua. Brincadeiras a parte, vamos analisar algumas coisas.

De um modo geral, essas dietas prometem emagrecimento rápido, sem grandes esforços e colocam em risco a saúde pela carência de certos nutrientes importantes ao bom funcionamento do intestino e do corpo de um modo geral. Imagine só comermos apenas proteína? Ou somente carboidratos? Ou tomarmos apenas sopa? Com certeza nosso corpo não teria forças para realizar tarefas simples do dia a dia.

Outro ponto importante para analisarmos é a dificuldade de mantê-las por muito tempo, uma vez que são muito restritas e radicais. Dessa forma, a grande maioria das pessoas recupera os quilinhos que perdeu ou até ganha outros a mais.  Isso ocorre pois, com esse tipo de dieta, além da eliminação da gordura, a pessoa perde também massa muscular. Logo, a necessidade de energia diminui e se a pessoa voltar a engordar poderá ganhar mais peso que antes.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou recentemente que a obesidade é a nova síndrome mundial. Entre as principais causas desse sobrepeso e obesidade estão as más práticas alimentares e inadequadas e a falta de atividade física.

Tornar a dieta equilibrada pode ser um sacrifício para alguns, mas tudo se torna mais fácil se não esquecermos o quanto alguns alimentos são importantes no nosso hábito alimentar. Para obter uma alimentação equilibrada, evite os alimentos gordurosos pois são extremamente prejudiciais à saúde.

Como dizia Sócrates: “Faça do seu alimento seu medicamento”. Para isso, introduza frutas, legumes, verduras, carnes magras em seu cardápio e diminua a quantidade de produtos industrializados, sal, gorduras.

Pequenas modificações podem transformar sua saúde e seu estilo de vida!