Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Dicas para garantir o sucesso do estudo à distância Dicas para garantir o sucesso do estudo à distância

Dicas para garantir o sucesso do estudo à distância

Thursday, 11 de February de 2021
Categoria:

EAD tem cada vez mais adesão por parte dos estudantes, mas é importante saber como melhorar o desempenho nesta modalidade

O ensino à distância é uma modalidade de educação em expansão. Isso porque ele se adequa à realidade de muitos estudantes, que, devido a vários fatores, não podem frequentar cursos presenciais.

Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), o número de alunos do Ensino Superior matriculados em cursos EAD será maior que o dos matriculados nos cursos presenciais em 2022.

Com essa projeção, não basta saber o que é semipresencial, presencial e EAD: o importante é estar ciente das vantagens e características de cada modalidade e se preparar para aquela que corresponda às suas necessidades e realidade.

Pensando nisso, caso você busque estudar em casa, vale a pena considerar todos os fatores que garantem uma boa aprendizagem. Confira abaixo algumas dicas para melhorar seu estudo remoto.

Determine um local de estudos

É importante determinar um local exclusivo para estudar. Portanto, busque uma área tranquila, bem iluminada e reservada, sem movimentação de pessoas ou barulhos. Além disso, para compor esse local, providencie uma cadeira confortável, uma mesa da altura ideal para uma boa postura corporal e equipamentos como computador e organizadores de papéis e canetas, por exemplo.

Estabeleça objetivos e metas

Criar objetivos claros facilita os estudos. Em vez de apenas determinar passar em alguma disciplina do curso, divida os assuntos do curso como pequenas etapas a serem cumpridas. Assim, cada passo dado vai configurar uma pequena meta, e a soma dessas metas resultará na conclusão do curso. Então, separando cada etapa do curso como um objetivo, a aprendizagem se torna mais rápida e gratificante.

Crie um cronograma

Crie um cronograma semanal ou mensal com todos os assuntos que devem ser estudados. Para este tópico, vale ser realista, não atribuindo muita matéria para um dia só. Portanto, considere o período que pode ser dedicado ao estudo e divida-o em horas para cada disciplina.

O importante aqui é a organização, para você saber muito bem quais são as atividades a serem cumpridas. Desta forma, sua rotina será otimizada.

Fuja das distrações

Enquanto estuda, é importante que tudo aquilo que possa chamar sua atenção e não seja relacionado aos estudos esteja distante de você, para não haver riscos de perda de rendimento.

Portanto, celular, videogame, televisão ou qualquer outro aparelho que possa fazer barulhos e te distrair deve estar longe durante os estudos.

Determine momentos de lazer

Para que a rotina seja produtiva e também confortável, é importante determinar momentos de descanso. Neste tópico, vale pensar no lazer em diferentes escalas – depois de uma semana produtiva e também durante o dia depois de períodos de estudos. Portanto, invista em 15 minutos de descanso depois de algumas horas de estudo e separe também um fim de semana dedicado aos seus hobbies após uma semana de empenho.

Conte com a tecnologia 

Pesquise ferramentas que o ajudem a administrar seu tempo e seu cronograma. Assim, gerenciadores de tarefas online podem fazer com que sua rotina seja mais bem aproveitada.

Além da organização do tempo e dos estudos, há apps e programas que podem armazenar todos os resumos e as anotações das aulas e organizar os conteúdos e arquivos relacionados às matérias.

Divulgação