Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Dicas para economizar durante o home office

Dicas para economizar durante o home office

domingo, 07 de março de 2021
Categoria

Período de isolamento social pode aumentar alguns gastos da casa, como energia elétrica e gás de cozinha; saiba como fazer para reduzir os gastos

A pandemia de coronavírus surpreendeu a todos no ano de 2020. Com os alertas dos órgãos mundiais e nacionais de saúde e a recomendação de que a população permaneça em casa, muitas empresas encontraram no home office uma saída para não parar as atividades. Trabalhadores trocaram as amplas mesas das salas de escritório para uma escrivaninha em casa, e boa parte passou a trabalhar diretamente do próprio computador.

Essa pode trazer alguns gastos no fim do mês, no entanto. O valor da conta de luz aumentou muito durante o ano de 2020, tanto pelo alto uso de aparelhos eletrônicos ligados na tomada, quanto pela própria crise econômica que se instaurou. Para equilibrar os gastos, é interessante seguir algumas dicas para economizar enquanto você trabalha diretamente da sua casa.

A primeira delas é exatamente a questão do consumo de energia elétrica. Com a necessidade de sempre usar o computador e a internet, muitas pessoas acabam deixando os aparelhos ligados o dia todo, e nem sempre isso é necessário. Se você usa notebook, por exemplo, tirá-lo do carregador quando a bateria atinge 100% da capacidade pode ajudar a diminuir o valor da conta de energia; se você usa um desktop, o ideal é que desligue o monitor ou deixe o computador em modo de suspensão quando faz pausas para o almoço ou quando não está utilizando-o.

Quanto à televisão, é recomendável desligá-la quando não estiver ninguém prestando atenção. Estas dicas, além de reduzir o custo da energia elétrica, ainda podem aumentar a vida útil dos aparelhos eletrônicos em questão.

O consumo de água também pode aumentar, principalmente se você mora em um local que faz mais calor. A dica é abrir o chuveiro somente quando já estiver dentro do box, em temperatura morna ou fria, e levar cerca de cinco minutos no banho.

Outro gasto que muitos brasileiros têm é com o gás de cozinha. Mais tempo em casa, com a recomendação de sair somente em extrema necessidade, significa mais gás para cozinhar. Uma boa dica é pesquisar por uma revendedora de gás da sua região que tenha um preço mais em conta – alguns aplicativos são capazes de filtrar por preço o gás de cozinha das revendedoras localizadas perto de você.

Divulgação