Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Dicas da neurociência para melhorar o desempenho no home office

Dicas da neurociência para melhorar o desempenho no home office

Wednesday, 27 de May de 2020

Confira como tornar o trabalho em casa mais eficiente

Foto: Divulgação

Especialmente para quem nunca experimentou o modelo home office, se adaptar em exercer as atividades de trabalho em casa pode ser um desafio, ainda mais porque a mudança veio de maneira súbita. Com o afastamento social, medida colocada para reduzir o número de contágios pela Covid-19, muitas pessoas tiveram que transferir suas tarefas comerciais para dentro de casa.

Por sorte, o cérebro humano tem uma grande capacidade em se adaptar a uma nova rotina, o que facilita o trabalho em casa a longo prazo. Entretanto, com o tempo, outros problemas podem surgir. Uma pesquisa realizada pela Zapier, empresa especializada em integração entre aplicativos, analisou os maiores desafios enfrentados por trabalhadores em home office, sendo que o principal deles é trabalhar por horas demais, extrapolando o horário comercial preestabelecido. Interrupções no trabalho e falta de interação humana são outras questões negativas enfrentadas por quem trabalha em casa.

Como o home office não é uma prática tão nova assim, especialistas e neurocientistas já contam com algumas dicas que podem ajudar a melhorar o desempenho no trabalho em casa, mas sem abrir mão da saúde física e mental. Confira como melhorar a qualidade de vida durante as obrigações do dia a dia.

Mantenha a rotina

Para fazer o corpo entender de maneira mais fácil como o dia é dividido, é essencial manter uma rotina, com períodos bem definidos para cada atividade. Assim, respeitar o mesmo horário para ir dormir e acordar todos os dias, além do momento para começar a trabalhar, permite cumprir tudo o que precisa ser feito, inclusive outras tarefas, relacionadas à casa ou a momentos de lazer.

Para que o desempenho fique ainda melhor, é uma boa ideia estabelecer marcos para o início e fim do horário de trabalho. Tomar uma xícara de café pela manhã e tirar o pijama são atitudes que ajudam o corpo a se preparar. Quando o horário de trabalho chegar ao fim, é importante levantar do computador e fazer alguma atividade relaxante para descansar o cérebro.

Horário de trabalho

Trabalhar em casa exige alguns cuidados, como saber a hora de parar e respeitar seus próprios limites. No ambiente de casa, fica muito mais fácil trabalhar horas a fio, entretanto, é importante entender que todas as pessoas, inclusive os outros funcionários da empresa, precisam de pausas para descanso e um horário máximo predefinido para acabar o trabalho do dia. Feriados e finais de semana também devem ser respeitados, seguindo o calendário estabelecido pela empresa.

Local de trabalho adequado

Para que o home office aconteça de maneira correta, um dos passos principais é ter um local exclusivo para trabahar em casa, com os itens adequados e longe das áreas comuns da casa, sendo importante que os outros membros da família respeitem o horário comercial. Manter uma mesa organizada, com o notebook e alguma canetas e papéis, é interessante.

É muito importante evitar trabalhar no sofá ou na cama, pois, além de ser uma prática prejudicial para a coluna, é inimiga da concentração. Por isso, mesmo que você não tenha um escritório em casa, escolha um local e monte um ambiente de trabalho provisório, que pode ser usado para executar as tarefas do dia, realizar videoconferências, etc.