Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Contratar temporários é mesmo preciso?

Contratar temporários é mesmo preciso?

quarta, 26 de novembro de 2014
Categoria: noticia

Com a chegada do final de ano, muitos estabelecimentos
comerciais já estão contratando vendedores temporários para reforçar sua equipe
de atendimento. Essa prática já se tornou regra em muitas lojas do comércio. Natal
chegando, demanda aumentando…

é preciso contratar para melhor atender o aumento do movimento em nossa
loja
, argumentam os empresários. Concordo com a explicação. Nesta época
– sobretudo às vésperas do dia 25 de dezembro – os consumidores, tomados pelo
espírito natalino consumista, invadem as lojas ávidos por comprar. E
logicamente precisam ser bem atendidos.

Concordo também que muitos desses estabelecimentos contratam
temporários porque possuem uma reduzida equipe de vendedores, impedindo-os de oferecer
um satisfatório atendimento no momento em que a loja recebe mais clientes do
que o suportado pela equipe fixa. A preocupação é com o rápido e bom
atendimento. Obviamente o cliente não deve ficar aguardando até que um vendedor
possa estar disponível. Além disso, em alguns casos, não se faz possível o
mesmo vendedor atender a dois ou mais clientes simultaneamente.

Tudo bem, mas agora olhemos através da ótica do vendedor
destes estabelecimentos. Muitos (se não a maioria) possuem o seu salário
atrelado à sua performance de vendas – leia-se comissão. Esses aguardam
ansiosamente a chegada do fim de ano para conseguir estourar nas vendas e
melhor significativamente os seus rendimentos. E quando está próximo esse dia,
eis que surge a decepção. Mais concorrentes chegam à empresa, frustrando suas expectativas.
O pobre vendedor roeu o osso o ano inteiro, e quando estava prestes a comer o
filé, roubam-lhe o prato.

Você, empresário, como se sentiria no lugar dele? Essa
situação pode provocar desânimo, desmotivação e até mesmo raiva em seus
colaboradores. Seria justo um forasteiro chegar justamente no
momento de dividir o bolo, enquanto você trabalhou o ano inteiro na produção
desse bolo? é claro que temos que ponderar sobre vários aspectos. Se a equipe é
enxuta, o atendimento nesta época do ano pode ficar comprometido. Se os
vendedores possuem clientes fidelizados, o risco de perder vendas para um
temporário é minimizado.

Mas antes de decidir pela ampliação do número de vendedores,
convém uma análise criteriosa em relação à projeção de vendas no período, bem
como em relação à capacidade de atendimento de cada funcionário. Um bom
treinamento, aliado às habilidades de organização, agilidade no atendimento e
flexibilidade de cada vendedor, podem mostrar ao empresário que novas
contratações não são necessárias.

é possível aumentar as vendas sem aumentar o quadro de
colaboradores, sem desmotivar sua equipe e sem incorrer em gastos adicionais.
Discuta isso com a sua equipe de vendas.

Fábio Iwakura é
consultor empresarial na área de marketing e vendas, palestrante e docente dos
cursos de graduação e MBA. Consultor líder da Inteligência Consultoria
Empresarial, atua como agente transformador das organizações, colaborando com o
desenvolvimento das empresas de todos os portes dos mais diversos segmentos.