Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Confira a Agenda Virada Cultural desta semana Confira a Agenda Virada Cultural desta semana

Confira a Agenda Virada Cultural desta semana

Friday, 14 de August de 2020
Categoria:

Material, compilado pela Secretaria Municipal de Cultura, também pode ser conferido no Portal da Prefeitura, na página do Londrina Cultura

Confira a Agenda Virada Cultural desta semana

Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) divulga a Agenda Virada Cultural, com programação dos dias 13 a 19 de agosto. A íntegra está disponível no Portal da Prefeitura de Londrina, e na página do Londrina Cultura. Todas as atividades acontecem no ambiente digital, utilizando plataformas de acesso liberado para todos os públicos. Para receber a Agenda Virada Cultural por e-mail, basta solicitar por telefone para (43) 3371-6606, ou enviar o pedido para o endereço [email protected].

Confira abaixo a programação dos próximos dias, e que contempla contação de histórias, sarau, arte circense, apresentações musicais, e várias outras atrações.

Para as crianças – A contadora de histórias e produtora cultural Dani Fioruci disponibiliza, em seu canal no Youtube de mesmo nome, um apanhado de suas ações voltadas às artes, cultura popular, infância e formação de educadores. E já está disponível seu último vídeo, “Histórias de cá e de lá”.

A professora e artista Eloiza Torres apresenta, com a personagem Vovó Fofuxa, narração de contos, receitas e brincadeiras de forma lúdica. As histórias vão das clássicas até as de Geografia. Está no ar o vídeo inédito “Vovó Fofuxa conta: Você troca?”, da obra de Eva Furnari.

Público geral – O já tradicional projeto “Brisa – Saraus Artísticos”, da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), foi adaptado em tempos de distanciamento social para cumprir seus objetivos, de integrar pessoas em situação de rua, artistas e comunidade em uma partilha poética no decorrer da pandemia. Gravações com números de diversos artistas integram o Sarau Virtual, e estão disponíveis para acesso de toda a população na internet.

O projeto Musicando na Escola segue com as Oficinas de Violino, Violoncelo, Música de Câmara e Prática de Orquestra. Além disso, disponibilizou uma apresentação dos alunos com o vídeo “Canon – Pachelbel”.

No Canal Duo Clavis, formado por Marcello Casagrande (vibrafone) e Mateus Gonsales (piano), estão disponíveis shows, clips e dicas musicais, apresentando vídeos de repertório autoral e arranjos-releituras próprias. As apresentações contam com a criatividade, a liberdade e a improvisação dos músicos. Os novos vídeos publicados no Youtube são “Body and Soul” e “Contemplation (McCoy Tyner)”.

O Palhaço Ritalino segue com seu conteúdo cômico, que pode ser conferido em seu canal no Youtube. O destaque fica para o “Quarentena Talk Show – programa de entrevistas”, e o vídeo desta semana, “Deu Zebra”.

Divulgação

Na linha de podcasts, o Avós do Brasil traz e comenta notícias boas, com produção da Vila Triolé Cultural e Palhaça Adelaide. O episódio nº 35 já está disponível. E a Rádio Alma Londrina oferece notícias, programas, audioteca, web tv, podcasts e agenda, com acesso liberado no link www.almalondrina.com.br.

Embora fechada para visitas presenciais, a Biblioteca Pública Municipal de Londrina divulga dicas de leitura, indicações de atividades on-line, eventos e cursos que podem ser realizados remotamente. Outro espaço cultural de Londrina, o Museu Histórico Padre Carlos Weiss, apresenta a Série Acervos, com informações e imagens no ambiente virtual.

Oportunidades – Estarão abertas, até 12 de setembro, inscrições para o Festival UP!, realizado pelo Instituto Ekloos. A iniciativa vai receber conteúdos produzidos por artistas, em suas casas, e ainda há vagas nas áreas de humor e circo. Para participar, é só se inscrever on-line, seguindo o regulamento, e mandar o vídeo. O artista poderá registrar quantos vídeos quiser, com conteúdos diferentes. Cada material selecionado receberá R$300,00 por artista participante, até o limite de três artistas por vídeo. A página oficial do Festival UP! é  https://www.festivalup.org/inscricao

E foi prorrogado para 18 de agosto o prazo de inscrições do Edital Prêmio Funarte RespirArte, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). O prêmio tem como objetivo selecionar atrações on-line para o público, e promover a arte de vertentes culturais de todas as regiões do país. As áreas que o RespirArte abrange são: circo, artes visuais, música, dança, teatro e artes integradas. Mais informações no site www.funarte.gov.br/edital/premio-funarte-respirarte/.

Quem procura cursos, pode conferir, na Escola Virtual.Gov, as opções disponíveis. Dentre elas, o curso “Concepção de projetos audiovisuais e fontes de financiamento”, destinado a agentes regulados que gerenciam projetos audiovisuais com financiamento de recursos. Com carga horária de 20 horas, e elaborado pela Ancine, as inscrições podem ser feitas no link www.escolavirtual.gov.br/curso/248 .

Para aperfeiçoamento profissional, confira os cursos oferecidos pelo programa “Saber Museu”. São todos gratuitos, em modalidade EAD, e alguns já estão com inscrições abertas, basta conferir no https://sabermuseu.museus.gov.br. A Secretaria Especial da Cultura e Neccult/UFRGS também oferecem cursos gratuitos on-line, na área de cultura e economia criativa. Ainda se encontram disponíveis mais seis cursos, com inscrições abertas, no site.

Além da Agenda Virada Cultural, na Plataforma Londrina Cultura e pelo app “Londrina Cultura”, oferecido para Android, a Secretaria Municipal de Cultura apresenta diversos conteúdos referentes à produção cultural local, como curtas-metragens, canais de grupos culturais e de artistas, álbuns musicais, páginas sobre espaços culturais, entre outros.