Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Confira a Agenda Virada Cultural desta semana

Confira a Agenda Virada Cultural desta semana

sexta, 14 de agosto de 2020
Categoria

Material, compilado pela Secretaria Municipal de Cultura, também pode ser conferido no Portal da Prefeitura, na página do Londrina Cultura

Confira a Agenda Virada Cultural desta semana

Divulgação

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) divulga a Agenda Virada Cultural, com programação dos dias 13 a 19 de agosto. A íntegra está disponível no Portal da Prefeitura de Londrina, e na página do Londrina Cultura. Todas as atividades acontecem no ambiente digital, utilizando plataformas de acesso liberado para todos os públicos. Para receber a Agenda Virada Cultural por e-mail, basta solicitar por telefone para (43) 3371-6606, ou enviar o pedido para o endereço [email protected].

Confira abaixo a programação dos próximos dias, e que contempla contação de histórias, sarau, arte circense, apresentações musicais, e várias outras atrações.

Para as crianças – A contadora de histórias e produtora cultural Dani Fioruci disponibiliza, em seu canal no Youtube de mesmo nome, um apanhado de suas ações voltadas às artes, cultura popular, infância e formação de educadores. E já está disponível seu último vídeo, “Histórias de cá e de lá”.

A professora e artista Eloiza Torres apresenta, com a personagem Vovó Fofuxa, narração de contos, receitas e brincadeiras de forma lúdica. As histórias vão das clássicas até as de Geografia. Está no ar o vídeo inédito “Vovó Fofuxa conta: Você troca?”, da obra de Eva Furnari.

Público geral – O já tradicional projeto “Brisa – Saraus Artísticos”, da Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), foi adaptado em tempos de distanciamento social para cumprir seus objetivos, de integrar pessoas em situação de rua, artistas e comunidade em uma partilha poética no decorrer da pandemia. Gravações com números de diversos artistas integram o Sarau Virtual, e estão disponíveis para acesso de toda a população na internet.

O projeto Musicando na Escola segue com as Oficinas de Violino, Violoncelo, Música de Câmara e Prática de Orquestra. Além disso, disponibilizou uma apresentação dos alunos com o vídeo “Canon – Pachelbel”.

No Canal Duo Clavis, formado por Marcello Casagrande (vibrafone) e Mateus Gonsales (piano), estão disponíveis shows, clips e dicas musicais, apresentando vídeos de repertório autoral e arranjos-releituras próprias. As apresentações contam com a criatividade, a liberdade e a improvisação dos músicos. Os novos vídeos publicados no Youtube são “Body and Soul” e “Contemplation (McCoy Tyner)”.

O Palhaço Ritalino segue com seu conteúdo cômico, que pode ser conferido em seu canal no Youtube. O destaque fica para o “Quarentena Talk Show – programa de entrevistas”, e o vídeo desta semana, “Deu Zebra”.

Divulgação

Na linha de podcasts, o Avós do Brasil traz e comenta notícias boas, com produção da Vila Triolé Cultural e Palhaça Adelaide. O episódio nº 35 já está disponível. E a Rádio Alma Londrina oferece notícias, programas, audioteca, web tv, podcasts e agenda, com acesso liberado no link www.almalondrina.com.br.

Embora fechada para visitas presenciais, a Biblioteca Pública Municipal de Londrina divulga dicas de leitura, indicações de atividades on-line, eventos e cursos que podem ser realizados remotamente. Outro espaço cultural de Londrina, o Museu Histórico Padre Carlos Weiss, apresenta a Série Acervos, com informações e imagens no ambiente virtual.

Oportunidades – Estarão abertas, até 12 de setembro, inscrições para o Festival UP!, realizado pelo Instituto Ekloos. A iniciativa vai receber conteúdos produzidos por artistas, em suas casas, e ainda há vagas nas áreas de humor e circo. Para participar, é só se inscrever on-line, seguindo o regulamento, e mandar o vídeo. O artista poderá registrar quantos vídeos quiser, com conteúdos diferentes. Cada material selecionado receberá R$300,00 por artista participante, até o limite de três artistas por vídeo. A página oficial do Festival UP! é  https://www.festivalup.org/inscricao

E foi prorrogado para 18 de agosto o prazo de inscrições do Edital Prêmio Funarte RespirArte, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte). O prêmio tem como objetivo selecionar atrações on-line para o público, e promover a arte de vertentes culturais de todas as regiões do país. As áreas que o RespirArte abrange são: circo, artes visuais, música, dança, teatro e artes integradas. Mais informações no site www.funarte.gov.br/edital/premio-funarte-respirarte/.

Quem procura cursos, pode conferir, na Escola Virtual.Gov, as opções disponíveis. Dentre elas, o curso “Concepção de projetos audiovisuais e fontes de financiamento”, destinado a agentes regulados que gerenciam projetos audiovisuais com financiamento de recursos. Com carga horária de 20 horas, e elaborado pela Ancine, as inscrições podem ser feitas no link www.escolavirtual.gov.br/curso/248 .

Para aperfeiçoamento profissional, confira os cursos oferecidos pelo programa “Saber Museu”. São todos gratuitos, em modalidade EAD, e alguns já estão com inscrições abertas, basta conferir no https://sabermuseu.museus.gov.br. A Secretaria Especial da Cultura e Neccult/UFRGS também oferecem cursos gratuitos on-line, na área de cultura e economia criativa. Ainda se encontram disponíveis mais seis cursos, com inscrições abertas, no site.

Além da Agenda Virada Cultural, na Plataforma Londrina Cultura e pelo app “Londrina Cultura”, oferecido para Android, a Secretaria Municipal de Cultura apresenta diversos conteúdos referentes à produção cultural local, como curtas-metragens, canais de grupos culturais e de artistas, álbuns musicais, páginas sobre espaços culturais, entre outros.