Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Confira 4 dicas para começar a meditar agora mesmo

Confira 4 dicas para começar a meditar agora mesmo

terça, 14 de julho de 2020
Categoria

A prática já foi até validada cientificamente como forma de acalmar o cérebro e reduzir o estresse

O mundo contemporâneo é repleto de estímulos e de tarefas. Esse ritmo acelerado pode ser prejudicial para a saúde e causar diversas doenças. Para melhorar a qualidade de vida, uma das técnicas que podem ser utilizadas é a meditação. Embora a imagem frequente para quem não conhece a prática seja a de monges religiosos no topo de uma montanha realizando práticas pouco comuns para alcançar um novo estado de espírito, o fato é que a meditação possui várias vertentes – e muitas nem chegam perto de ser religiosas.

A prática já foi até validada cientificamente como forma de acalmar o cérebro e reduzir o estresse. Por consequência, contribui para regular várias funções do organismo e a reduzir o risco de contrair algumas doenças, como problemas do coração. Abaixo, confira quatro dicas para começar a meditar agora mesmo, independentemente do seu conhecimento sobre o assunto.

Confira 4 dicas para começar a meditar agora mesmo

Foto: Divulgação

1 . Escolha um ambiente adequado

Boa parte das técnicas de meditação são realizadas de preferência em um ambiente silencioso. Pode ser a sua casa, uma sala de trabalho tranquila uma biblioteca ou qualquer local no qual você se sinta confortável para relaxar e realizar os exercícios. Essa simples escolha fará uma diferença muito grande na qualidade da sua meditação, portanto, não a negligencie durante o processo de trazer mais tranquilidade para a sua mente.

2. Comece com técnicas simples

No início, é natural não saber por onde começar. Portanto, a indicação é se sentar confortavelmente, fechar os olhos e começar a respirar lentamente. Respire, inspire e expire. Procure prestar atenção nos sons ao redor e permaneça presente no momento. Sempre que o pensamento for em outra direção, retorne para este estágio inicial. Com o tempo, você conseguirá aprender novas técnicas para aplicar na sua meditação. Na internet você encontra muito material sobre o assunto, com dicas, técnicas e tipos de meditação para você encontrar o melhor para você.

3. Use a tecnologia ao seu favor

Se você tem um smartphone, já tem uma ótima ferramenta em mãos para começar a meditar. Se você buscar por informações sobre o assunto e ficar confuso sobre qual método seguir, a dica é utilizar aplicativos de meditação guiada para celular. Existem várias opções pagas e gratuitas. São programas completos de meditação para te ajudar. Basta baixar o app, fechar os olhos e seguir as instruções, dadas por uma voz que te guiará durante esse processo.

4. Não arranje desculpas

Uma desculpa comum para evitar começar a meditar é “não tenho tempo”. A meditação não exige que você fique por horas recluso e em completo silêncio. Você pode iniciar a prática com um ou dois minutos diários e progredir ao longo do tempo. No livro Atenção Plena – Mindfulness Williams, Mark; Penman, Danny – Sextante / Gmt, um dos mais famosos sobre o tema, os autores indicam fazer tarefas diárias como comer frutas e alimentos com mais atenção aos sabores, aromas e ao gosto, como forma de prestar mais atenção no presente.

Fonte: Divulgação