Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Competições esportivas movimentam Londrina no fim de semana

Competições esportivas movimentam Londrina no fim de semana

quinta, 23 de junho de 2022
Categoria

                Foto: AEN / divulgação

De hoje (23) a domingo (26), cidade sedia torneios de BMX Freestyle Park, BMX Racing e Beach Tennis; atividades fazem parte da programação dos Jogos de Aventura e Natureza

Neste fim de semana, Londrina sedia duas importantes competições ciclísticas, nas modalidades BMX Freestyle Park (manobras) e BMX Racing (velocidade). Além disso, de hoje (23) até domingo (26) ocorre o Circuito Mundial de Beach Tennis. As atividades integram a programação da etapa norte dos Jogos de Aventura e Natureza (JAN’s) que, além de Londrina, é realizada nas cidades de Alvorada do Sul, Sertaneja, Ibiporã e Sertanópolis. Com entrada gratuita, os eventos são abertos a todos os interessados. Os JAN’s são uma realização do Governo do Estado do Paraná, e têm apoio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).

No sábado (25) e domingo (26), o Centro de Treinamento Nacional de Ciclismo (Avenida Henrique Mansano, 777), recebe o Paraná BMX Racing Internacional, com a participação de 150 atletas de elite. Entre os competidores, está Priscilla Stevaux, que integra a seleção brasileira e representou o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2016 e 2020.

No total, o evento abrange 40 categorias, divididas por idade (desde crianças de 5/6 anos até atletas master) e tipos de bicicleta, sendo que os atletas puderam se inscrever para participar de mais de uma competição. A partir das 8h de sábado (25), serão realizados os treinamentos, e as competições iniciam no domingo (26), também às 8h. A organização da competição está a cargo da Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), sob autorização da União Ciclística Internacional (UCI) e com apoio da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC).

De acordo com a diretora técnica da FPC, Mônica Braga, essa é a primeira vez em que o Brasil sedia um torneio internacional de BMX Racing, evento muito importante, de classe C1, no âmbito do ciclismo. “Londrina sempre foi um polo ciclístico bastante forte no Paraná, e a cidade vive um momento de renovação. Pretendemos utilizar a infraestrutura londrinense para vários eventos, e a parceria da Fundação de Esportes de Londrina tem sido muito importante para a organização das competições”, afirmou.

BMX Freestyle Park – Quem gosta de assistir a manobras radicais de bicicleta pode aproveitar para conferir a primeira etapa do Campeonato Paranaense de BMX Freestyle Park, que será no Centro Social Urbano (CSU) da Vila Portuguesa (Rua Atílio Scudeler, 283). O evento tem início no sábado (25), a partir das 8h, com os treinos oficiais, e no domingo (26), também às 8h, começam as competições.

Contando com uma grande estrutura, tanto para atletas quanto para o público, o local tem inclusive arquibancada coberta. Ao todo, são esperados mais de 75 inscritos provenientes de cinco estados brasileiros, divididos em várias categorias, contemplando crianças, amadores, profissionais e Grandmaster, que são os competidores acima de 40 anos.

Organizada pela Federação Paranaense de Ciclismo (FPC), a competição conta com nomes de peso na modalidade, incluindo Douglas Leite “Doguete” (maior aéreo do XGames) e Paulo Saçaki (atual vice-campeão brasileiro e paranaense). Além disso, também participarão revelações locais como Pedrinho (categoria iniciante) e Renan Ângelo (categoria elite).

Beach Tennis – Reunindo 460 atletas, dos quais 200 são profissionais, o Circuito Mundial de Beach Tennis teve início hoje (23) e vai até domingo (26), sendo realizado no Lake Beach Sports (R. Dr. Camilo Castelo Branco, 187). Participam do evento competidores brasileiros, argentinos e chilenos, entre diversas nacionalidades.

As competições abrangem diferentes categorias, e todas são disputadas em duplas, com exceção do Campeonato Brasileiro Juvenil, que será em simples. Também há vários torneios voltados a atletas amadores, separados por sexo e idade. Tanto hoje (23) quanto na sexta-feira (24) e sábado (25), as atividades iniciam às 9h e vão até 22h. No domingo, data em que serão realizadas as semifinais e finais de todas as categorias, a programação será das 9h às 16h.