Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Combinar cerveja e petiscos: descubra as regras desta mistura Combinar cerveja e petiscos: descubra as regras desta mistura

Combinar cerveja e petiscos: descubra as regras desta mistura

Wednesday, 23 de March de 2016
Categoria:

Na Século adega você encontra cervejas especiais, nacionais e importadas de diferentes sabores e preços acessíveis para fazer a combinação perfeita

A união de bebidas e alimentos em diferentes modalidades precisa, muitas vezes, ser feita de forma adequada e nesta situação a arte de combinar cerveja e comida também conta com algumas determinações importantes.

A cerveja é uma bebida apreciada pela grande maioria da população brasileira, mas que ganhou no último tempo uma enorme diversidade de opções para a sua utilização adquirindo um grau de refinamento maior.

Os petiscos, de maneira geral, consistem em preparações rápidas para serem ingeridas antes de uma refeição principal ou ainda em momentos de descontração com amigos e que possuem diferentes tipos de ingredientes em sua preparação.

A regra geral para a combinação perfeita entre petiscos e cerveja consiste no fato de que eles tem que ter um sabor que seja complementar com cervejas de sabor sutil para petiscos mais delicados e cervejas mais encorpadas para petiscos com componentes mais fortes.

De maneira mais detalhada petiscos que contenham peixes vão bem com cervejas claras e leves enquanto que as carnes com sabor mais intenso devem ser aproveitadas com cervejas escuras e que tenham um gosto mais forte.

Além disso, a cerveja que tem um amargor maior deve ser sempre acompanhada de petiscos que possuam um aroma mais intenso para que o prato não seja ofuscado pela  bebida escolhida sendo que de modo geral doce combina com doce, ácido com ácido e vice-versa.

Mas mesmo com estas regras existentes você pode usar as combinações entre cervejas e petiscos de acordo com o seu paladar e de seus amigos ou familiares para apreciar esta união entre bebida e comida tão apreciada nos quatro cantos do país.

Desta maneira, para combinar cerveja e petiscos não existem grandes complicações, mas apenas o cuidado de unir a cerveja ideal para cada tipo de petisco a ser degustado para a potencialização de seus gostos e aromas.

Na Século Adega você encontra cervejas especiais, nacionais e importadas de diferentes sabores, e preços acessíveis para fazer a combinação perfeita e não fazer feio na hora de receber seus amigos em casa. Confira as dicas da Século:

Cerveja Patagonia Amber Lager (Argentina)

A cor marrom acobreada e o sabor equilibrado de malte e lúpulo da Cerveja Patagonia Amber Lager 740 ml não deixam dúvidas: esta é uma American Amber Lager clássica! Os maltes Melanoidin, Carared e Carapils usados em sua produção, lhe conferem um aroma sutil de caramelo e boa formação de espuma.

Deguste esta cerveja com bacalhau, anchovas ou frutos do mar para realçar ainda mais sua refrescância. (A Século ainda vende a Patagonia Weisse e Patagonia Bohemian Pilsener, ambas com notas de frutas e aroma fresco.)

Cerveja Coruja Alba Weizen (Brasil)

Cerveja de trigo única, com uma espuma cremosa e persistente, com as tradicionais notas de banana, cravo, toques cítricos e um diferencial em relação a outras cervejas do estilo, pois a adição de malte defumado dá um toque a mais, sem deixar de ser altamente refrescante.

Harmonize com frutos do mar, cozinha tailandesa, cozinha baiana, cozinha mexicana, queijos de casca branca (brie, camembert)

Cerveja Hertog Jan Grand Prestige (França)

Cerveja escura encorpada, com um sabor doce-amargo, Hertog Jan Grand Prestige é preparada com os melhores ingredientes. é conhecida como o “vinho de cevada” por seu sabor frutado. O aroma do lúpulo pode discernir claramente o doce e o amargo. Aprecie com carne de pato e frutos do mar.

Cervejas Baden Ale

Você ainda encontra as tradicionais cervejas da família Ale. A Golden Ale harmoniza muito bem com frutos do mar, especialmente camarão, e sobremesas à base de frutas. Entre os queijos combina com os macios de casca branca como brie, camembert e saint-maure. Já a Red Ale acompanha pratos robustos e intensos, como carnes de porco e de caça com molhos condimentados, e queijos azuis como Stilton e Gorgonzola.

Kit Cerveja Klein Especiais

A Século ainda apresenta o Kit Cerveja Klein contendo os 5 rótulos da Linha Especial da cervejaria, que mostra-se uma excelente opção de presente. Estão inclusos em garrafas de 600mL os seguintes rótulos: Klein Rock Ipa, Klein Curitiba Lager, Klein ESB, Klein Estivadora e a Klein American Pale Ale.

Redação Londrinatur, com informações de Craftbeercellar