Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Pés plus size: a dificuldade das mulheres que calçam 40 ou mais

Pés plus size: a dificuldade das mulheres que calçam 40 ou mais

quinta, 22 de outubro de 2020
Categoria

Divulgação

Muitas vezes, elas precisam se limitar a lojas especializadas em tamanhos grandes ou até mesmo comprar números menores que o ideal

O movimento denominado body positive, que incentiva o desprendimento aos padrões tradicionais de beleza, vem ganhando cada vez mais força, principalmente quando o assunto é numeração de vestimentas. O que muita gente não sabe é que os padrões também são impostos sobre o tamanho dos calçados, e milhares de mulheres no Brasil e no mundo vêm relatando como enfrentam dificuldades para encontrar sapatos por terem o pé maior que o padrão.

Apesar da dificuldade de encontrar numeração, mulheres que calçam acima do 39 não são raras. Entre as famosas, é possível citar Claudia Raia, usando 41, Gisele Bündchen, com tamanho 41, e Ana Hickmann, calçando 40 – e até elas enfrentam dificuldades na hora de ir às compras.

A cantora e influenciadora Patrícia Ramos, por exemplo, usa 40 e relatou em setembro, em sua rede social, uma das situações onde teve problemas para encontrar calçados. Ela conta que seu namorado foi em busca de roupas de academia para ela, com o intuito de incentivá-la a se exercitar, mas, na hora de comprar o tênis, foi necessário escolher um da sessão masculina. “Mulheres que calçam 40 e números acima de 40 sintam-se abraçadas por mim. A gente atravessa um deserto para achar sapato”, disse Patrícia.

A situação é uma realidade recorrente para muitas, que têm de procurar tênis Nike masculino, entre outras marcas, pois não encontram numeração grande nas versões femininas – isso quando não se sentem obrigadas a utilizar tamanhos menores de sandálias e sapatilhas por não haver outra opção, podendo causar lesões sérias.

Onde encontrar tamanhos grandes

Apesar de serem minoria, há algumas lojas que se dedicam a oferecer peças maiores. Entre as marcas mais citadas por quem tem os pés fora do padrão brasileiro está a Pé de Anjo (www.pedeanjo.com.br), que contém pares do 40 ao 43 para mulheres e do 45 ao 48 para homens. Nela, é possível encontrar os mais diversos modelos – do casual a saltos para festas.

Outra loja dedicada a calçados grandes é a Casa Eurico (www.eurico.com.br), que também oferece opções femininas a partir do 40 até o 43 e masculinas entre 45 e 48. Assim como a anterior, tem modelos diversos e vende pela internet.

Além de marcas especializadas, a expansão de numeração vem ocorrendo em lojas que não são da segmentação. É o caso da Havaianas, que em julho deste ano lançou a coleção Pride e, com ela, anunciou o fim da separação de modelos por gênero. Agora, mais linhas devem ter tamanhos mais diversos que antes, incluindo a linha slim, de sandálias mais delicadas, que terá números acima do 40.

A Melissa, marca de calçados femininos, é outra que apresenta numeração extensa. No site lojamelissa.com.br, onde é possível comprar os modelos e receber no Brasil inteiro, há mais de 150 modelos que vão até o 43/44 entre sandálias, coturnos e papetes.