Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Bob Stroger: lenda viva do blues apresenta-se em Londrina, no Menina Bar!

Bob Stroger: lenda viva do blues apresenta-se em Londrina, no Menina Bar!

segunda, 26 de outubro de 2015
Categoria: noticia

O talento não envelhece. No dia 21 de novembro (sábado), teremos a oportunidade de comprovar essa afirmação, durante o Circuito Internacional de Blues Menina Bar, que acontece em Londrina.

O octagenário cantor e baixista norte-americano Bob Stroger, considerado pelos críticos como um dos grandes mestres do blues, é a atração principal de mais uma etapa do Circuito Internacional de Blues, promovido pelo Menina Bar.

Bob Stroger, hoje com 85 anos, é baixista, cantor e compositor. O reconhecimento que conquistou ao longo de sua carreira deve-se em grande parte à sua contribuição a outros consagrados músicos. Bob trabalhou com verdadeiras lendas do blues, como Eddie KingOtis RushJimmy RogersEddie TaylorEddy ClearwaterSunnyland SlimLouisiana RedBuster BentonHomesick JamesMississippi HeatSnooky PryorOdie PayneFred BelowWillie “Big Eyes” Smith e Billy Davenport.

Nascido no Missouri, mudou-se para Chicago aos 16 anos de idade. Encorajado pelo seu cunhado músico, aprendeu a tocar guitarra sozinho e formou uma banda com pessoas de sua família, denominada The Red Tops. Mas a sua carreira como músico de blues tomou forma quando conheceu Eddie King. Adotou o baixo como seu instrumento e participou do álbum de Eddie King no ano de 1965. Durante 15 anos integrou a banda de Eddie.

[video:<iframe width=”480″ height=”315″ src=”https://www.www.youtube.com/embed/ebflCorckhY” frameborder=”0″ allowfullscreen></iframe>]

Nos anos 70 e 80, tocou com Otis Rush, participando de turnês pela Europa e trabalhando em dois álbuns de Otis. Nas décadas de 80 e 90, Bob Stroger trabalhou com Sunnyland Slim, Mississipi Heat e Odie Payne. Encorajado por Sunnyland Slim, começou a compor suas próprias músicas. Em 1996 participou das gravações do disco “Heart of Chicago”, de Mrk Hummel. No ano seguinte, tocou no álbum “Jump In”, de Golden “Big” Wheller. Em 1998, se apresentou, junto com outros músicos, no  Lucerne Blues Festival, na Suíça. Desta apresentação, nasceu seu primeiro disco solo, intitulado “In the house: live at Lucerne, volume 1”, lançado em 2002.

Em 2007 Stroger gravou seu segundo disco solo, “Bob is back in town” em Chicago, apoiado por Steve Freund (guitarra), Willie “Big Eyes” Smith (harmônica), Deitra Farr (backing vocals) e Juli Wood (saxofone).

No mesmo ano tocou na última gravação ao vivo de Carey Bell “Gettin Up: Live at Buddy Guy’s Legends Rosa’s”. Nos anos seguintes participou da gravação dos discos “Born in Arkansas(2008) de Willie “Big Eyes” Smith e “Joined at the Hip(2010) de Pinetop Perkins.

Nos últimos anos, Bob tem vindo ao Brasil com frequência, para se apresentar em festivais de blues, como o Mississipi Delta Blues Festival em Caxias do Sul, e o Festival de Blues e Jazz, de Tiradentes.

Em 2011 e 2013 Bob Stroger recebeu o prêmio Blues Music Award de melhor baixista de blues.

Famoso por sua performance no palco e seu carisma que permite grande interação com a plateia, Stroger enfatiza que o blues é uma língua universal.  “A música é universal e o blues que faço é universal. Uma expressão de felicidade”, conta. Por ser um músico conhecido e tocar em todas as partes do mundo Stroger acredita que a diferença de idioma não é empecilho, pelo contrário: “Não importa que as pessoas não entendam o idioma, o que importa é que elas sintam. Gosto de ver as pessoas felizes com a minha música quando toco”.

O show de Bob Stroger no Menina Bar, em Londrina, acontece no dia 21 de novembro, a partir das 23 horas. As mesas podem ser adquiridas através do telefone 3028-1550, ao preço de $ 240,00 (para 4 pessoas).

Divulgação

Mais detalhes:

Show de Bob Stroger Quando: dia 21 de novembro (sábado), às 23 horas Onde: Menina Bar ? Av. Santos Dumont, 1.113 ? Londrina Mesas: R$ 240,00 (para 4 pessoas) Informações e venda de mesas: (43) 3028-1550 ? [email protected]