Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
4 plantas para cultivar no verão

4 plantas para cultivar no verão

terça, 16 de fevereiro de 2021
Categoria

Famosas por serem resistentes, flores de verão podem durar anos, são fáceis de cuidar e se adaptam bem ao clima brasileiro

O clima do verão, por si só, já é um incentivo ao contato com a natureza. As temperaturas altas fazem com que parques e praias sejam mais visitados por pessoas que buscam o frescor e o ar livre. Além disso, nesta estação, diversas espécies de plantas tropicais florescem, dando um novo visual para as paisagens.

A época também é perfeita para quem quer começar a cultivar flores em casa, já que as espécies tropicais, que precisam da temperatura alta para vingar depois que já estão maiores, têm como uma de suas principais características resistência e durabilidade. Uma flor tradicional tem tempo médio de vida de cinco dias, enquanto algumas flores tropicais chegam a durar 20 anos em condições ideais, o que significa uma casa decorada por muito mais tempo.

As flores que se adaptam bem à estação mais quente do ano são uma ótima opção, inclusive porque, em grande parte do Brasil, as temperaturas são altas mesmo no inverno, o que reforça o potencial destas espécies para serem  adornos permanentes.

O verão também é a oportunidade para quem mora em localidades mais frias do país variar o visual da casa e do jardim. Floriculturas de Joinville, Bento Gonçalves e Gramado, por exemplo, que são cidades mais frias, devem oferecer maior variedade de plantas neste período, mas, nestes casos, há grande probabilidade de as flores não resistirem ao outono e ao inverno, tendo de ser substituídas por outras espécies.

Conheça algumas espécies para adquirir no verão.

Girassol

Poucas plantas estão tão ligadas ao verão no imaginário popular quanto o girassol, e não é sem motivo. Apesar de não terem a característica de longevidade e murcharem em cerca de um ano, são fáceis de cuidar, já que precisam apenas de contato direto com o sol e água a cada dois dias.

Vinca

Com diversas variedades de cores e alguns formatos diferentes, a vinca é uma planta rústica e resistente que exige manutenção mínima – precisa apenas de um solo devidamente adubado e regas regulares.

Orquídeas

Assim como as vincas, as orquídeas têm padrões diversos e até o perfume muda de tipo para tipo, o que faz com que muitos apaixonados por esta família de flores sejam verdadeiros colecionadores de orquídeas. As necessidades delas, apesar de mudarem de espécie para espécie, no geral, se baseiam em luz indireta e solo levemente úmido, já que a terra encharcada enfraquece as raízes das orquídeas.

Dálias

A dália é uma planta de porte médio, ideal para ser plantada no chão, em locais abertos como quintais, já que pode atingir 1,5 metro. O cuidado com a espécie é simples, precisando ser regada apenas uma vez por semana. Para que as flores cresçam com ainda mais força, basta retirar as folhas que secarem.

Divulgação