Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Projeto Reciclagem de Vidro – ABRASEL

Projeto Reciclagem de Vidro – ABRASEL

terça, 19 de maio de 2015
Categoria: 

INFORMAÇÕES

Visando melhorar a qualidade dos serviços oferecidos a Abrasel Londrina em parceria com a Mirai Ambiental, sócio mantenedor da associação, realiza a coleta dos vidros e garrafas dos estabelecimentos associados visando diminuir a falsificação de bebidas, evitando acidentes com os vidros quebrados, promovendo a preservação, melhoria e recuperação da qualidade ambiental e diminuindo a quantidade de lixo destinada a coleta.

O vidro é o único material 100% reciclável.

MIRAI E ABIVIDRO

A Mirai Ambiental trabalha em parceria com a ABIVIDRO – Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro.

BENEFÍCIOS


Processo de reciclagem – O vidro comum funde a uma temperatura entre 1000oC e 1200oC, enquanto que a temperatura de fusão da fabricação do vidro, a partir dos minérios, ocorre entre 1500oC e 1600oC. Isso reflete em economia de energia e água, maior durabilidade dos fornos e ainda reduz a extração, beneficiamento e transporte dos minérios, diminuindo ainda mais os gastos energéticos e de materiais.

Certificação– Para o início da coleta os estabelecimentos participantes devem assinar um termo de parceria entre a Abrasel, Mirai Ambiental e ABIVIDRO. Todos recebem um certificado atestando que o estabelecimento se preocupa com o ambiente e faz a reciclagem do vidro.

Controle – Na hora da coleta do vidro a Mirai Ambiental preenche um relatório que é assinado pelo responsável do estabelecimento atestando a quantidade de vidro coletado.

Preservação do Meio Ambiente– O vidro é o único material 100% reciclável e sendo assim não sofre nenhuma perda no processo e pode ser reciclado inúmeras vezes. Em 2007 o índice de reciclagem de vidro foi de 47%, segundo a ABIVIDRO.

Descaracterizar o lixo sólido dos bares e restaurantes – Os órgãos públicos já estão com seus aterros sanitários carregados. A reciclagem do vidro auxilia na diminuição do descarte do lixo diminuindo os custos da coleta e aumentando a vida útil dos aterros sanitários.

Evitar acidentes – Ao colocar os vidros nas bombonas o estabelecimento impede que o mesmo vá para a coleta urbana evitando imprevistos com os transportadores do mesmo.

Evitar a falsificação – Ter a garantia de um destino apropriado do material através do contrato assinado com a Mirai Ambiental e supervisionado pela ABIVIDRO.

DIFICULDADES

Conscientizar o associado que ele não pode pensar no retorno instantâneo pela adesão ao projeto, e que a possível venda do vidro (que alguns fazem até então) pode se tornar uma arma contra si mesmo no futuro comprando bebidas, facilmente, adulteradas e falsificadas colocando assim em risco seu verdadeiro negócio. Ao encaminhar o material a uma empresa especializada e certificada pelo IAP, o associado terá certeza do destino do vidro e estará contribuindo para um futuro melhor ajudando o meio ambiente, a qualificação do setor e sua própria imagem.

VIABILIDADE ECONÔMICA

A empresa que recolhe os vidros torna-se sócia mantenedora da Abrasel pagando mensalidade.

Trabalhar a mídia, setor público, fornecedores de que associados da Abrasel estão na busca de um setor forte não só na qualificação de sua mão de obra como também na responsabilidade com a preservação do meio ambiente preocupados com o ar, a água e alimentos procurando por um futuro melhor para nosso presente. Pois lá estarão nossos filhos!

Mídia espontânea para a associação e seus associados.

INÍCIO

O projeto foi colocado em prática em Março de 2008.

POR QUE ENTRAR NO PROJETO?

  • Adequação à legislação;
  • Redução dos custos de coleta e de destinação dos resíduos gerados;
  • Imagem ambiental (menor geração de resíduos);
  • Gerenciamento de resíduo;
  • Serviço personalizado de coleta, com rastreabilidade do destino final.

OBJETIVO

  • Criar a percepção dos consumidores em relação ao Selo, dando preferência aos estabelecimentos credenciados;
  • Criar um novo conceito para bares e restaurantes que os diferencie dos demais, explorando o fato de serem ecologicamente corretos;
  • Evitar acidentes com vidros e garrafas quebradas na hora do transporte dos sacos de lixo;
  • Evitar a falsificação de bebidas com a reutilização das garrafas;
  • Diminuir a quantidade de lixo destinada a coleta.

COMO FUNCIONA

Os restaurantes associados recebem um convite para participar do projeto.

Após demonstrarem interesse os estabelecimentos são visitados pela Mirai Ambiental, a fim de personalizar a logística.

No início da coleta, os estabelecimentos assinam um termo de parceria Abividro, Abrasel e Mirai Ambiental e tem direito a receber um certificado.

Com o termo de parceria assinado, os estabelecimentos passam por auditorias periódicas.

Os representantes da Mirai, Sr. Osmar e Sra. Ângela Koyama disponibilizam aos estabelecimentos participantes bombonas de 200 litros com tampas rosqueáveis que são recolhidas pelos mesmos nos dias combinados (dependendo da quantidade de resíduo produzida).

São aceitos garrafas, frascos e potes.

Ao chegarem no depósito da Mirai Ambiental, os vidros são separados por cor e de todas as “impurezas” (rótulos, plásticos, sujeiras, tampas), são lavados para remoção de resíduos, caqueados, transportados a São Paulo em carretas com 27 toneladas e encaminhados a empresas parceiras da ABIVIDRO.

A qualidade do caco de vidro é muito importante, pois caco com impurezas e contaminado pode danificar equipamentos (principalmente fornos) de produção e acabam produzindo embalagens com defeitos.

O destino dos vidros é garantido pela ABIVIDRO.

A Mirai Ambiental é reconhecida pelo IAP.

Tels: (43) 3327-0202

Endereço

Av. Higienópolis, 710 - Sala 13 - Londrina/PR, - , - PR - CEP: