Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Histórico do Município

Histórico do Município

Thursday, 22 de April de 2010
Categoria:

Entre 1948 e 1950 surgiu a ideia de se fundas um patrimônio onde hoje se acha a sede municipal de Miraselva. A denominação da localidade está relacionada com a exclamação de um dos exploradores da região, de descendência espanhola, que ao se deparar com a floresta imensa disse: “Mira La selva!, que quer dizer, “Olha a Mata!”. Posteriormente, generalizando-se, veio a ser a denominação do núcleo de Miraselva.

Com a experiência adquirida ao longo dos anos, o correto de imóveis Izac Junqueira pôs em prática um bom plano de comercialização dos terrenos. No entanto o local escolhido não pertencia a uma só pessoa, sendo necessário que Izac persuadisse aos diversos proprietários do lugar, que eram as famílias Tonin, Cósimo, Volpato e Cavalheri. Tão logo foi dado o consentimento, iniciou-se o serviço de demarcação topográfica do futuro povoado. Os primeiros proprietários dos lotes foram as famílias Boava, Tavares, Nassar, Juliani, Camilotti, Ferreira, Bacalon, Miquillini, Cavalheri, Cósimo e Tonin.

Pela Lei nº 3.527, de 16 de janeiro de 1958, foi criado o distrito. Em 25 de julho de 1960, pela Lei nº 4.245, foi criado o município, com território desmembrado de Florestópolis. A instalação deu-se a 11 de novembro de 1961, sendo primeiro prefeito nomeado o Senhor Jamil Sáfadi, e primeiro Prefeito eleito o Senador João Juliani.