Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Histórico do Município Histórico do Município

Histórico do Município

Thursday, 03 de July de 2008
Categoria:

O desbravamento, a exploração e a colonização de quase toda a área que constitui a região Norte do Paraná, devem-se a diversas imobiliárias que, após a aquisição de determinada gleba, procediam à medição e à divisão da mesma, em lotes urbanos e datas rurais para venda, sendo estas últimas destinadas à agricultura, principalmente plantio de café. Por esse processo começaram os trabalhos de organização e fundação da maioria das cidades do setentrião paranaense. Foi assim, também, que surgiu a cidade de Alvorada do Sul, no interior do Município de Porecatu.A firma Lima, Nogueira, Comercial e Exportadora, com sede na Cidade de Santos, Estado de São Paulo, adquiriu vasta área de terras na região, onde hoje se encontra a Cidade de Alvorada do Sul, na qual estava localizada a Fazenda Alvorada, onde foram lançados os alicerces do povoado, como realização daquela Companhia, dentro de um plano urbanístico bem estruturado.

O restante da área territorial da comuna foi demarcado e formados pequenos sítios,que se transformaram em imponentes cafezais e belas lavouras de cereais.Todos os primitivos habitantes e colonizadores do povoado, eram oriundos do Estado de São Paulo.O Distrito Administrativo de Alvorada do Sul foi criado em 1947, no Município de Porecatu e, em 1951 alcançou sua autonomia.O nome do município se deve à Fazenda onde se originou o loteamento inicial, (espaçamento) Fazenda Alvorada, acrescido da palavra Sul, para diferençar de outro de igual denominação.Gentílico: alvoradense-do-sul – Formação Administrativa Distrito criado com a denominação de Alvorada do Sul ex-povoado, pela lei estadual nº 2, de 10 de Outubro de 1947, no município de Porecatu. E levado à categoria de município com a denominação de Alvorada do Sul, pela lei estadual nº 790, de 14 de Novembro de 1951, desmembrado de Porecatu. Sede no antigo distrito de Alvorada do Sul. No quadro fixado para vigorar no período de 1952-1956, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960. Pela lei estadual nº 213, de 17 de Novembro de 1961, é criado o distrito de Esperança do Norte e anexado ao município de Alvorada do Sul. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos: Alvorada do Sul e Esperança do Norte.Assim permanecendo em divisão territorial datada de 14-V-2001.