Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Histórico do Município Histórico do Município

Histórico do Município

Thursday, 03 de July de 2008
Categoria:

Tamarana é a região dos índios Kaingang (nome em dialeto indígena: Arma de Guerra – Clava feita de madeira), que até hoje habitam suas terras na  Reserva Indígena de Apucaraninha.

O início do povoado marca de 1915 quando safristas vindos do Sul e do Norte Velho do Estado paranaense iniciaram a criação de porcos na região. A cidade nasceu como Patrimônio de São Roque em 1919, antes do advento do Café no Norte do Paraná, fundada por migrantes do sul de São Paulo (famílias Araújo, Marcondes, Pinto, Carvalho, Tomé, Aleixo) que vieram para dedicar-se a pecuária e a cana-de-açúcar, e mais tarde recebeu um influxo de imigrantes japoneses e britânicos.

Na década de 1930 o povoado viu um crescimento com a chegada do café, tornando-se um micro-polo, mas rapidamente substituída por Londrina, que possuía estrada de ferro.

Criado através da Lei Estadual nº 11.224 de 13 de dezembro de 1995 foi desmembrado de Londrina, com o forte apelo dos moradores, tendo destaque para Ademir Ferreira (líder do movimento de emancipação), filho de Jose e Nair Ferreira.

Seu primeiro imigrante dado português, Domingos Farinha Martins, hoje é divorciado e mora em Apucarana.