Conheça a Casa de Memória Madre Leônia
Através de seu extenso acervo histórico, o museu conta a vida e obra da Madre....
A Casa da Memória Madre Leônia é cadastrada no Instituto Brasileiro de Museus, do Ministério da Cultura. (IBRAM). Recebeu o Reconhecimento de Utilidade Pública Municipal, através do projeto de lei nº 315/2010, possibilitando-a desenvolver ainda mais efetivamente, as atividades religiosas, sociais e culturais, pelas quais foi criada.
A Câmara Municipal de Londrina aprovou a Lei 11.458, de 22 de dezembro de 2011, que declara como área de interesse histórico, cultural, turístico, religioso e social, o Complexo Madre Leônia Milito, do qual faz parte a Casa da Memória Madre Leônia e as outras Instituições a ela relacionadas: o Santuário Eucarístico Mariano, o Instituto Coração de Maria, o Centro Missionário Madre Leônia e a Paróquia São Vicente de Paulo.
Neste local, Madre Leônia, com o apoio de D. Geraldo Fernandes, primeiro Bispo e Arcebispo de Londrina, fundou aos 19 de março de 1958, uma Instituição Religiosa denominada Congregação das Missionárias de S. Antônio Maria Claret, (Missionárias Claretianas, com a finalidade de desenvolver uma missão social e evangelizadora de amplo atendimento às populações mais pobres e necessitadas. Esta Congregação nascida em Londrina, hoje está presente em 10 Estados do Brasil e em 17 países, nos 5 Continentes.
Madre Leônia Milito e Dom Geraldo Fernandes Bijos, foram pessoas altruístas, de extraordinária capacidade de trabalho e de amor a Deus e ao próximo, doando suas vidas e convocando outras pessoas a fazerem o mesmo, realizando assim, um grande trabalho apostólico e social em Londrina e região, em todo o Brasil, favorecendo também a rápida expansão de sua Obra, a Congregação das Missionárias Claretianas, no mundo. A Casa da Memória Madre Leônia, no alto do Parque Guanabara, é símbolo da vida, lugar da graça, da beleza, da solidariedade e do compromisso com a construção de um mundo mais humano, fraterno e pacífico.
Espaço Histórico Dom Geraldo Fernandes
O Espaço Histórico Dom Geraldo Fernandes Bijos, é uma extensão da Casa da Memória Madre Leônia Milito. Sua criação aconteceu como uma das iniciativas programadas para se celebrar o seu centenário de nascimento em 2013, com o objetivo de preservar a memória do primeiro Bispo e Arcebispo de Londrina e Fundador dasMissionárias Claretianas; recolher e conservar seus documentos, fotos e peças do seu acervo histórico pessoal e religioso.
Instituto Coração de Maria
No Instuto Coração de Maria, Séde Geral da Congregação das Missinárias Claretianas encontra-se o Santuário Eucarístico e Mariano, aberto diariamente à oração e visitação pública. Este Santuário guarda os restos mortais da Serva de Deus, Madre Leônia Mílito, em processo de beatificação no Vaticano.
Santuário Eucarístico Mariano – Instituto Coração de Maria
Rota turística de cunho religioso, relacionada a vida da missionária Madre Leônia, que se doou pela causa religiosa e social, fundando em Londrina a Congregação das Missionárias de Santo Antonio M. Claret, hoje presente nos 5 continentes.
Rota que parte da Capela Nossa Senhora do Caminho,Cambé, local de sua morte, até o Santuário Eucarístico Mariano, em Londrina, onde estão seus restos mortais, num percurso de 17 Km.