Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Aspectos Geográficos Aspectos Geográficos

Aspectos Geográficos

Thursday, 03 de July de 2008
Categoria:

CLIMA

Tropical semi-úmido, ocasionalmente seco no inverno.           

A temperatura atinge a média anual de 20,3º C, obtida entre a máxima de 26º e a mínima de 16º.        

A
média pluviométrica nos últimos seis anos tem sido de 1.545 milímetros
de chuvas anuais, enquanto a média de umidade relativa do ar chega a
69,8%.

Esses índices garantem um clima ameno, considerado o melhor do Norte do Paraná.

POPULAÇÃO

115.323 hab. IBGE/2007

PRINCIPAIS DISTÂNCIAS

LONDRINA: 54 KM
CURITIBA: 368 KM
PORTO PARANAGUÁ: 471 KM
FOZ DO IGUAÇÚ: 476 KM

LOCALIZAÇÃO

Apucarana está situada na Mesoregião Norte Central do Paraná, a 370 quilômetros de Curitiba, capital do Estado e a 450 quilômetros do Porto Marítimo de Paranaguá.

O Município, com uma área de 54.438 hectares, é cortado ao Norte pelo Trópico de Capricórnio.        

Devido à altitude – 983 metros é chamada de Cidade Alta.   

O solo constitui-se de extensos derrames de lavas vulcânicas básicas, associados a pequenas lentes de arenitos finos.

ECONOMIA

Na composição econômica do Município, 55% da arrecadação vem do setor secundário, 35% do setor terciário e 7% do setor primário. Os serviços bancários são prestados por 13 agências instaladas na cidade.

Agricultura – As principais culturas agrícolas são o milho, soja, café e trigo. Outras lavouras com produção significativa são as de arroz, feijão, algodão. A fruticultura e horticultura também são desenvolvidas em Apucarana. Por outro lado, o rebanho bovino é superior a 33 mil cabeças.

Indústria – As indústrias moageiras, têxtil, curtumes e fábricas de bonés são as principais forças do setor secundário.

Na agroindústria, destacam-se o beneficiamento de café e de milho. Há duas indústrias moageiras de milho e soja  instaladas na cidade, além de empresas de recebimento de grãos e diversas empresas de beneficiamento de arroz.

A transformação de couro e produção de calçados é feita pelas empresas C.S. Pesquisas, Fujiwara e Apucaracouros, que comercializam seus produtos em todo o País e também no mercado externo.

No entanto, são as fábricas de bonés e de brindes que garantem o maior número de empregos: em torno de 15 mil, entre diretos e indiretos. Apucarana responde por 80% da produção brasileira de bonés, o que lhe garante o título de Capital Nacional do Boné.

Comércio – Apucarana é município-pólo do Vale do Ivaí, região que compreende 28 municípios. Apucarana apresenta-se como centro de comércio atacadista de produtos primários, devido à sua posição geográfica e em continuidade à sua missão original, que era abastecer a zona rural. O comércio varejista, bem variado, atende às necessidades da população local e cidades vizinhas. Destaque para o Shopping CentroNorte, um centro de lazer, diversão, entretenimento e de compras.