Quem somos
A APAE de Londrina é uma Instituição sem fins lucrativos fundada em 28 de agosto de 1964 por um grupo de pessoas interessadas em apoiar a causa dos deficientes.
Através do desenvolvimento e execução de programas de atendimento educacional, clínico, social entre outros trabalhos e projetos, a APAE de Londrina tem como objetivo promover a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência, buscando assegurar-lhes o direito a igualdade e o pleno exercício da sua cidadania.
Histórico
1964 – 28 de agosto – Fundação da APAE Londrina.
1972 – 20 de maio – Fundação da Escola Especial Santa Rita.
1982 – Começa a atuar em sede própria.
2004 – Credenciamento ao SUS, sistematizando os atendimentos clínicos.
2005 – Convênio com a Prefeitura de Londrina – projetos de Assistência Social.
Objetivos
– Promover e estimular a realização de programas de atendimento à pessoa com necessidades especiais, desde os de prevenção até os de amparo ao idoso.
– Orientar, informar e esclarecer, junto aos familiares e a sociedade em geral, quanto a questões inerentes às pessoas portadoras de deficiência intelectual com o objetivo de que possam se integrar e colaborar ativamente no processo de educação-reabilitação do indivíduo.
– Proporcionar atendimento educacional e de reabilitação à pessoa portadora de deficiência intelectual, com fins de desenvolver suas potencialidades, tornar-se uma pessoa produtiva e integrada ao seu meio familiar e social, preparando-a para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
– Promover o bem-estar social e o ajustamento das pessoas com deficiência intelectual prestando atendimento técnico, abrangendo as áreas de Pedagogia, Psicologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Medicina, às pessoas com deficiência intelectual e outras.
– Promover e estimular a realização de estatísticas, estudos e pesquisas em relação à causa da pessoa com necessidades especiais, propiciando o avanço científico e a permanente formação e capacitação dos profissionais e voluntários na APAE.
– Realizar atendimentos clínicos, individuais ou em grupo, para avaliação, estimulação e orientação para o desenvolvimento da pessoa com deficiência.
– Promover ações de apoio sócio familiar e outros projetos sociais.
– Articular, junto aos poderes públicos e entidades privadas, políticas que assegurem o pleno exercício dos direitos da pessoa com necessidades especiais e defender a causa da pessoa portadora de deficiência em qualquer de seus aspectos.