Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
SONORA BRASIL – Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA)

SONORA BRASIL – Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA)

segunda, 28 de novembro de 2016
Categoria: agenda
Data Início: terça, 29 de novembro de 2016 às 19:30
Data Término: terça, 29 de novembro de 2016 às 23:59

Horário: 19h30

Local: Sesc Cadeião Cultural – Rua Sergipe, 52

Participação gratuita, mediante retirada de ingressos 1h antes

A cidade de Valente está situada no nordeste da Bahia, a 240 quilômetros de Salvador, na principal região produtora de sisal do país, planta que é transformada, principalmente, em fibras e cordas, mas também em tapetes e outros produtos. Na região também se concentram fazendas dedicadas à agropecuária bovina e caprina, o que justifica a presença de aboiadores.

As cantadeiras do sisal são mulheres que trabalharam por muito tempo nas várias etapas de produção da fibra, desde o plantio até a fabricação dos produtos derivados, e que hoje são artesãs, ofício que aprenderam a partir de projetos desenvolvidos na região com o objetivo de criar alternativas de trabalho para as mulheres que desenvolviam atividades pesadas e mal remuneradas no ciclo de produção do sisal.

Ailton Aboiador e Ailton Jr., pai e filho, são aboiadores reconhecidos na região. O pai trabalhou por muitos anos na lida com o gado, transportando boiadas pelos campos do semiárido baiano. O aboio “pé duro” foi sua ferramenta de trabalho e as toadas foram sua companhia das horas de descanso no campo. O filho, desde criança acompanhava seu pai na lida com o gado e já na adolescência formava dupla cantando aboios e toadas.

O repertório das cantadeiras é formado por cantigas conhecidas desde a infância e outras de uma memória mais recente que tratam de questões cotidianas e fazem alusão a particularidades da produção sisaleira. O grupo é formado por Izabel, Alda, Ivamarcia, Carminha, Marisvalda e Cássia.