Menu LondrinaTur, portal de Londrina e norte do Paraná
Guias
Exposição: Inserção da Memória Indígena no Museu Histórico Exposição: Inserção da Memória Indígena no Museu Histórico

Exposição: Inserção da Memória Indígena no Museu Histórico

Monday, 02 de December de 2019
Categoria:
Data Início: Saturday, 07 de December de 2019 às 10:00
Data Término: Saturday, 07 de December de 2019 às 15:00

Exposição e Mostra retratam a Memória e a Cultura Indígena no Museu Histórico de Londrina

No dia 07 de dezembro, das 10 às 15 horas, acontecerá a inauguração da inserção de parte da memória indígena na narrativa histórica da exposição de longa duração do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. A curadoria, criada em parceria com os indígenas, contempla painéis e objetos que apresentam uma reconstituição histórica da saga, ao longo dos séculos, dos povos indígenas da região que hoje chamamos de Norte do Paraná.

Nesse dia o Museu também sediará a 5° Mostra Cultural Kaingang, organizada em parceria com o Centro de Memória e Cultura Kaingang, que contará com:
• Exposição de fotos da comunidade da Terra Indígena do Apucaraninha;
• Comidas típicas
• Apresentação dos grupos de dança;
• Contação de histórias;
• Exposição de artesanato;
• Oficina de cestaria tradicional;
• Cineclube com filmes realizados por jovens cineastas da comunidade.

O evento é aberto e gratuito.
__________________________________________________

INCLUSÃO DA MEMÓRIA INDÍGENA NA EXPOSIÇÃO DE “LONGA DURAÇÃO” DO MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA

Esse projeto cultural foi patrocinado pelo Programa de Incentivo a Cultura do Município – PROMIC e realizou uma pesquisa sobre os temas que dialogavam com a exposição permanente do Museu e que retratam a forma de vida no passado e no presente das etnias Guarani, Kaingang e Xetá.

O projeto foi desenvolvido a partir dos conhecimentos trazidos por representantes das três etnias: João Maria Tapixi, Kaingang da Terra Indígena Apucaraninha; Claudemir da Silva, Xetá da Terra Indígena São Jerônimo; estudantes indígenas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Tiago Pyn Tanh de Almeida (Kaingang), Rodrigo Luis (Guarani) e Alexandro da Silva, (Guarani). Com a colaboração, também, dos indígenas do Centro de Memória e Cultura Kaingang.

O projeto também recebeu a contribuição de três grandes referências de pesquisadores do tema, professora Dra. Kimiye Tommasino que fez importante carreira no departamento de ciências sociais da UEL, o professor Dr. Lúcio Tadeu Mota do departamento de história da Universidade Estadual de Maringá – UEM e o professor Guarani PhD em astronomia Germano Bruno Afonso. Assim como os pesquisadores Eduardo Tardeli, Fernanda Nasser Dornelles e Luis Henrique Mioto, com coordenação geral da diretora do Museu Histórico professora Edméia Ribeiro e coordenação técnica e expográfica de Amauri Ramos da Silva, especialista em patrimônio cultural e identidade. Artes gráficas e digitais desenvolvidos pela designer Petra Schauff Mendes. Também, lembramos a impotante contribuição da ex-diretora professora Regina Alegro e dos demais técnicos e funcionátios do Museu Histórico.

__________________________________________________

5° MOSTRA CULTURAL KAINGANG

As Mostras Culturais Kaingang contribuem com os eventos culturais da Comunidade da Terra Indígena do Apucaraninha, levando escolas e outros visitantes para conhecer um pouco da realidade dessa comunidade. Essa edição de encerramento do projeto no Museu Histórico de Londrina aproxima a população da cidade à cultura e sabedoria do povo Kaingang.

Essas Mostras são uma realização do Centro de Memória e Cultura Kaingang (CMCK) e tem patrocínio do Programa de Fomento e Incentivo a Cultura do Paraná – PROFICE e é patrocinada pela Companhia Paranaense de Energia – COPEL.

Local:

Nome: Museu Histórico de Londrina "Padre Carlos Weiss"
Tels: (43) 3323-0082
Endereço: Rua Benjamim Constant, 900 - Centro (Próximo ao Terminal Urbano de Londrina), - , - PR - CEP:

Veja o mapa: