Concerto de Natal no Museu Histórico
A Orquestra Sinfônica da UEL, em parceria com o Museu Histórico de Londrina e apoio da...
Exposição e Mostra retratam a Memória e a Cultura Indígena no Museu Histórico de Londrina
No dia 07 de dezembro, das 10 às 15 horas, acontecerá a inauguração da inserção de parte da memória indígena na narrativa histórica da exposição de longa duração do Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss. A curadoria, criada em parceria com os indígenas, contempla painéis e objetos que apresentam uma reconstituição histórica da saga, ao longo dos séculos, dos povos indígenas da região que hoje chamamos de Norte do Paraná.
Nesse dia o Museu também sediará a 5° Mostra Cultural Kaingang, organizada em parceria com o Centro de Memória e Cultura Kaingang, que contará com:
• Exposição de fotos da comunidade da Terra Indígena do Apucaraninha;
• Comidas típicas
• Apresentação dos grupos de dança;
• Contação de histórias;
• Exposição de artesanato;
• Oficina de cestaria tradicional;
• Cineclube com filmes realizados por jovens cineastas da comunidade.
O evento é aberto e gratuito.
__________________________________________________
INCLUSÃO DA MEMÓRIA INDÍGENA NA EXPOSIÇÃO DE “LONGA DURAÇÃO” DO MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA
Esse projeto cultural foi patrocinado pelo Programa de Incentivo a Cultura do Município – PROMIC e realizou uma pesquisa sobre os temas que dialogavam com a exposição permanente do Museu e que retratam a forma de vida no passado e no presente das etnias Guarani, Kaingang e Xetá.
O projeto foi desenvolvido a partir dos conhecimentos trazidos por representantes das três etnias: João Maria Tapixi, Kaingang da Terra Indígena Apucaraninha; Claudemir da Silva, Xetá da Terra Indígena São Jerônimo; estudantes indígenas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Tiago Pyn Tanh de Almeida (Kaingang), Rodrigo Luis (Guarani) e Alexandro da Silva, (Guarani). Com a colaboração, também, dos indígenas do Centro de Memória e Cultura Kaingang.
O projeto também recebeu a contribuição de três grandes referências de pesquisadores do tema, professora Dra. Kimiye Tommasino que fez importante carreira no departamento de ciências sociais da UEL, o professor Dr. Lúcio Tadeu Mota do departamento de história da Universidade Estadual de Maringá – UEM e o professor Guarani PhD em astronomia Germano Bruno Afonso. Assim como os pesquisadores Eduardo Tardeli, Fernanda Nasser Dornelles e Luis Henrique Mioto, com coordenação geral da diretora do Museu Histórico professora Edméia Ribeiro e coordenação técnica e expográfica de Amauri Ramos da Silva, especialista em patrimônio cultural e identidade. Artes gráficas e digitais desenvolvidos pela designer Petra Schauff Mendes. Também, lembramos a impotante contribuição da ex-diretora professora Regina Alegro e dos demais técnicos e funcionátios do Museu Histórico.
__________________________________________________
5° MOSTRA CULTURAL KAINGANG
As Mostras Culturais Kaingang contribuem com os eventos culturais da Comunidade da Terra Indígena do Apucaraninha, levando escolas e outros visitantes para conhecer um pouco da realidade dessa comunidade. Essa edição de encerramento do projeto no Museu Histórico de Londrina aproxima a população da cidade à cultura e sabedoria do povo Kaingang.
Essas Mostras são uma realização do Centro de Memória e Cultura Kaingang (CMCK) e tem patrocínio do Programa de Fomento e Incentivo a Cultura do Paraná – PROFICE e é patrocinada pela Companhia Paranaense de Energia – COPEL.